Bibliotecas > Práticas

Do olhar à palavra

A biblioteca da Escola Básica e Secundária Gil Vicente, do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Lisboa, desenvolveu uma atividade de escrita criativa, num trabalho de articulação curricular com os docentes de português do 3.º ciclo.

O ponto de partida para a atividade foi um conjunto de livros ilustrados, sem texto, gentilmente oferecidos por uma escola holandesa, na sequência da visita efetuada à biblioteca escolar. A biblioteca escolar pensou e programou a atividade. com a colaboração de dois professores que integram a equipa da biblioteca: uma professora de artes que colaborou no âmbito das estratégias de análise de imagens (formas, cores, simbologia) e um professor de Tecnologias da Informação e Comunicação que colaborou ao nível das estratégias de trabalho com o processador de texto.

Os alunos foram convidados a realizar um exercício criativo de escrita a partir dos livros recebidos pela biblioteca. Embora se trate, à partida, de obras habitualmente associadas ao público infantil, o desafio proposto aos alunos foi precisamente o de ultrapassar essa aparente simplicidade visual, explorando as imagens como ponto de partida para narrativas mais profundas, pessoais e simbólicas. Através da observação atenta, da interpretação e da imaginação, cada grupo construiu textos originais, dando voz às personagens, criando ambientes, conflitos e significados.

O desenvolvimento da atividade processou-se em 3 a 4 aulas de português que decorreram umas na biblioteca escolar, outras na sala de aula, de acordo com as seguintes etapas:

  1. Apresentação dos livros sem palavras e exploração das imagens;

  2. Leitura visual em pares ou pequeno grupo (máximo 3 alunos) e construção coletiva de hipóteses narrativas;

  3. Produção colaborativa em pares ou pequeno grupo de textos narrativos inspirados nas sequências visuais;

  4. Revisão e edição dos trabalhos em processador de texto, o que permitiu aos alunos produzir, rever e divulgar os seus textos com recurso a ferramentas digitais, reforçando competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;

  5. Partilha dos textos produzidos em suporte digital, num ebook, organizado e disponibilizado pela biblioteca escolar. Posteriormente, divulgou-se o ebook, online e em particular aos pais e encarregados de educação dos alunos envolvidos, que apreciaram significativamente os trabalhos produzidos pelos alunos.

Com esta atividade, pretendeu-se valorizar a leitura de imagens como forma de literacia, estimular a criatividade, desenvolver competências de escrita e promover uma relação mais consciente entre olhar e palavra. Ao transformar ilustrações em texto, os alunos experimentaram o papel de autores, descobrindo que toda a imagem encerra múltiplas histórias possíveis, basta saber vê-las.

A atividade ainda está a decorrer com alunos do 1.º ciclo, uma vez que as suas caractrísticas permitem a transversalidade, graças à sua dimensão inclusiva e inter-etária.

 

Objetivos
1. Promover a articulação entre literacia visual, literacia textual e literacia digital.
2. Fomentar a transversalidade entre ciclos, partindo da leitura como eixo unificador

Destinatários
1.º e 3.º ciclos – aplicável a todos os ciclos

Parcerias:
Docentes de Artes  de Tecnologias de Informação  Comunicação

Data:
13.02.2026
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Privacidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube