A biblioteca da Escola Básica da Guia (Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, Albufeira), em articulação com os docentes da disciplina de português do 7.º ano de escolaridade desenvolveu a atividade Do knolling literário ao livro real. A atividade desenvolveu-se nas seguintes etapas:
- A professora bibliotecária explicitou a técnica de composição visual knolling, através de exemplos, apresentando a sua aplicabilidade à literatura, com o surgimento do conceito de knolling literário.
- Perante uma diversidade de imagens de knolling (criadas pela professora bibliotecária com o apoio dos chatbots ChatGPT e Gemini) relativas a livros existentes na biblioteca e expostas numa mesa, cada aluno escolheu uma que tivesse objetos/elementos que lhe chamassem à atenção e em relação aos quais sentiu alguma afinidade ou curiosidade.
- No desenvolvimento de uma oficina de escrita, com o acompanhamento d professor de português, cada aluno escreveu um pequeno texto narrativo, num documento Google Docs, tentando imaginar a história do livro real a partir dos objetos/elementos que compunham a imagem de knolling selecionada.
- Com o apoio do ChatGPT e a orientação da professora bibliotecária e do professor de português, cada aluno corrigiu os erros ortográficos e de construção frásica do seu texto, interagindo com melhorias nos prompts, com vista a melhores resultados. Seguidamente, compararam a versão original com a versão corrigida para refletirem e tomarem consciência das incorreções e melhorarem as suas capacidades de escrita.
- Dos livros expostos numa mesa, através do título e da ilustração da capa, cada aluno procurou adivinhar o que correspondia à sua imagem de knolling. Depois de identificados os livros, cada aluno leu a respetiva sinopse e alguns excertos.
- De seguida, os alunos requisitaram os livros que foram utilizados para o projeto de leitura da disciplina de Português, do 1.º período. Após a leitura, os alunos irão comparar a sua história, criada a partir do knolling, com a narrativa do livro real.
- As imagens de knolling e os textos dos alunos vão ser compilados para elaborar um livro digital, com recurso à ferramenta Book Creator.
Pretende-se dar continuidade a esta atividade, alargando-a aos alunos de outros anos de escolaridade do 3.º ciclo, bem como desafiar os alunos participantes a criarem imagens de knolling relativas a outros livros que irão ler para o projeto de leitura da disciplina de Português. Neste caso, a imagem de knolling deverá ser criada com objetos reais, tridimensionais.
Deste modo, a atividade será replicada no 2.º período com as quatro turmas do 8.º ano e no 3.º período com as três turmas do 9.º ano da escola.
Esta atividade foi destacada no prémio Fazer em Rede - Atividade Top, no mês de novembro de 2025.