Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | TIC | Apresentações | Bibliografias | Direitos de autor | Licenças Creative Commons | Domínio Público
Exploração de licenças creative commons e recuperação de recursos em domínio público.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender os conceitos de “direitos de autor”,“ licenças CC0” e domínio público.
  • Refletir sobre o significado destes termos e como estes se relacionam com a liberdade de uso e partilha de conteúdos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisar exemplos de materiais em domínio público na internet.

 

Desenvolvimento

Exploração de licenças creative commons e recuperação de recursos em domínio público.

  • Em grande grupo:
    • visionamento do filme Twenty Years of Creative Commons (in Sixty Seconds).
    • Explicação dos conceitos de licenças CC0 e domínio público 
[O domínio público é uma expressão utilizada para descrever obras que podem ser usadas livremente sem restrições ou necessidade de permissão do autor. Isso ocorre porque os direitos de autor das obras expiraram, por já terem passado 70 anos sobre a morte do autor. Por outro lado, a licença CC0 é uma licença criada pela organização Creative Commons. Ela permite que o detentor dos direitos autorais renuncie a esses direitos e coloque a sua obra em domínio público, o que significa que a obra pode ser usada, modificada e distribuída livremente, sem a necessidade de permissão do autor ou pagamento de royalties. É uma opção popular para aqueles que desejam partilhar a sua obra com o maior número possível de pessoas, sem restrições legais.]

    • Visionamento do Video Guide - How to Search for CC0 and Public Domain Images on Google and Creative Commons Website (Nota: o visionamento do vídeo pode ser substituído por uma apresentação pelo docente)

  • Em pequenos grupos, os alunos

    • Pesquisam exemplos de materiais em domínio público na internet, como fotos, músicas, livros, entre outros (ver recursos);

    • Criam uma apresentação original, sobre um tema/assunto da sua preferência, utilizando pelo menos um desses materiais e atribuem-lhe uma licença. [A apresentação pode ser sobre um livro, uma música, um vídeo, uma história, ou outra ideia que os alunos prefiram]

  • Em grande grupo, os alunos

    • Partilham a sua apresentação com a turma, explicando que materiais foram usados, como foram usados, porque foram escolhidos e fazendo a devida referenciação;

    • Discutem a importância da partilha e uso de conteúdos sem restrições, incluindo tópicos como a proteção dos direitos de autor, os benefícios da colaboração e da inovação promovidos pelas licenças Creative Commons e os impactos da partilha de conteúdos sem restrições na sociedade do conhecimento. (Pode ou não partir-se da exploração dos vídeos)

[Sugestões de tópicos: Por que é importante proteger os direitos de autor?; Por que é importante partilhar e usar conteúdos sem restrições?; As licenças Creative Commons ajudam a promover a inovação e a colaboração? promovem a liberdade de informação?... estimulam a criação?; De que forma a partilha de conteúdo sem restrições pode ajudar a construir uma sociedade mais colaborativa e inovadora?; Que impactos a partilha de conteúdos sem restrições tem na sociedade do conhecimento?...]

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

9. Conhece e cumpre as normas associadas aos direitos de autor e direitos conexos, condenando o seu desrespeito.
10. Cita e referencia os autores que transcreveu ou parafraseou e elabora bibliografias, usando as normas respetivas.
11. Conhece diferentes formatos e ferramentas, selecionando aqueles que melhor se adequam aos conteúdos a apresentar.

Atitudes/ Valores:

4. Respeita os direitos de autor e conexos.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo

Áreas/ Disciplinas do 3.º ciclo

 

Recursos

Observações

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard