| 
    
       
        Media | Refletir | Educação Pré-Escolar | Consumo de media | Emojis
         
        
         
          
           
            Exploração de informação sobre Camões veiculada por diferentes media e elaboração de produtos mediáticos para dar a conhecer aspetos da vida e da obra do poeta.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Procurar, identificar e selecionar nos media informações interessantes sobre Camões;Refletir sobre a forma como os media abordam a vida e obra do poeta;Criar produtos mediáticos para divulgar, de forma apelativa, os conhecimentos adquiridos.  
 | 
 
     
     |   | Desenvolvimento 
       A biblioteca escolar organiza previamente, na sua plataforma de curadoria/ agregação de sites, artigos de jornais e revistas que assina, programas televisivos e podcasts sobre a vida e obra do poeta.
 
Em pequeno grupo, os alunos:
  
         Selecionam qual dos recursos disponibilizados pretendem explorar;Leem, visionam ou ouvem o conteúdo em causa;Preenchem uma tabela com duas colunas: Informação que já conhecíamos | Informação nova;
 
Em grande grupo, os alunos:
  
         Partilham com os restantes grupos o que aprenderam.Debatem: 
           
           A importância de se assinalarem certas datas (20 anos, 25 anos, 50 anos; … centenário…)Como os media se associam às comemorações dos 500 anos de Camões: 
             
             A quem se destinam os produtos mediáticos que consultaram?Os media prestam um bom serviço na divulgação de Camões e da sua obra?Fazem-no da forma mais eficaz?Se não, que sugestões dariam?…Tendo em conta que vão criar produtos mediáticos sobre aspetos que gostariam de dar a conhecer da vida e obra de Camões, refletem e trocam ideias sobre: 
           
           os destinatários dos seus produtos (colegas da escola de vários níveis etários; professores e assistentes; pais e familiares, comunidade local, outros);as vantagens e desvantagens de criarem um produto que sirva para todos ou um específico para cada público-alvo que querem atingir;a importância de simplificar a informação, mantendo sempre o rigor;os tipos de produtos mediáticos que poderão criar (vídeos, podcasts, exposições virtuais, emissões diretas no Instagram ou no TikTok, …), recorrendo ou não a códigos QR para a sua divulgação;a forma como irão fazer a divulgação;a designação a dar à sua iniciativa de divulgação dos aspetos que querem dar a conhecer sobre a vida e obra de Camões.
 
Em pequeno grupo, os alunos:
  
         Verificam se dominam os aspetos técnicos da ferramenta que vão utilizar para a criação do seu produto mediático;Escrevem textos e guiões;Discutem os seus planos com os professores;Realizam e apresentam os seus produtos à turma;
 
Os alunos concretizam a campanha.  
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).4. Escolhe criteriosa e autonomamente uma variedade de software educativo/ apps e videojogos, incorporando-os na sua aprendizagem e formação geral.
 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.
 Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media.
 6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos.
 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possívelPortuguêsCidadania e desenvolvimento
 
 | 
 
     
     |   | Recursos
 |