Iniciativas > Encontros

Bibliotecando em Tomar

Nos  dias  5  e  6  de  maio  realizar-se-á  a  13.ª  edição  do  festival  literário Bibliotecando em Tomar, tendo como presidente da Comissão de Honra o Professor Doutor Guilherme d’ Oliveira Martins.

Este encontro alicerça-se num trabalho de parceria das seguintes entidades: Agrupamento de Escolas Templários, Agrupamento de Escolas Nuno  de  Santa  Maria,  Câmara  Municipal  de  Tomar,  Centro  de  Formação  “Os 
Templários”,  Rede  de  Bibliotecas  Escolares,  Instituto  Politécnico  de  Tomar  e  Centro Nacional de Cultura.

Ao  longo  das  várias  edições,  fomos  percorrendo  as  representações  da  nossa identidade  coletiva,  a  partir  de  diferentes  ângulos  de  leitura.  Os  debates  deste ano organizar-se-ão em torno do tema central: Margem e Caminho – Leituras da Fronteira. 

Parte-se dos conceitos de margem e de caminho, como metáfora da condição e das realizações do Homem. A figura do “homo viator” expressa a dimensão do caminho entre pontos, entre margens e retrata um ser em travessia entre países, línguas, culturas. 

É, pois, propósito da iniciativa refletir acerca dos  modos  de construção dos  discursos  e das estéticas de representação de margem, tomando o termo nas suas múltiplas aceções, tanto enquanto espaço de exclusão e de transgressão, como de liberdade e de criatividade. 

Bibliotecando em Tomar oferece-se como espaço de reflexão e de construção de “entendimento” numa viagem mediada por uma plêiade de ilustres oradores.  

Este  ano  será  homenageado  o  escritor  Mário  Cláudio,  autor  de  uma  vasta  e premiada obra, que será analisada e interpretada por especialistas e leitores.

O mundo da língua portuguesa apenas se enriquece com memória e leitura do melhor uso da palavra, como reconhecimento da dignidade humana. 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard