Media | Refletir | Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | Partilha de opiniões | Vídeos | Fotografias | Discurso de ódio
Reflexão sobre o poder dos conteúdos audiovisuais no incentivo ao ódio, através da exploração de imagens e de vídeos manipulados.
 
 
 
 

Objetivos

  • Identificar manipulação em conteúdo audiovisual;
  • Desenvolver competências críticas de análise de conteúdo audiovisual;
  • Compreender as consequências da partilha de conteúdo manipulado;
  • Identificar situações de incentivo ao ódio provocadas por conteúdo audiovisual manipulado.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo, orientados pelo docente, os alunos:
    • Exploram algumas imagens (ver recursos – bancos de imagens) manipuladas e fora do contexto de uma forma muito óbvia, refletindo sobre as potencialidades das tecnologias digitais na criação de imagens irreais mas com elevado rigor técnico.

    • Analisam exemplos de imagens ou vídeos manipulados a partir de outras imagens ou vídeos reais associados a informações falsas (ver recursos – sítios de notícias).

    • Refletem sobre as intenções de quem produz este tipo de documentos, considerando que estas situações estão associadas a guerra, conflitos e pretendem causar impactos negativos como indignação, revolta e ódio.

    • Visionam e analisam o vídeo CHECAMOS 🔎 Redes sociais estão repletas de imagens fora de contexto e alegações falsas sobre a guerra que acontece no Oriente Médio:

      • Interpretam a componente auditiva (voz da locutora e outras, sons de fundo e música de fundo) e o impacto que a mesma tem nos comportamentos de quem assiste;

      • Identificam e interpretam elementos de comunicação não-verbal como postura corporal, expressões corporais e faciais, as cores, os cenários, a situação…

      • Refletem sobre como os elementos de comunicação não verbal podem ser veículos de transmissão de sentimentos de ódio, podem potenciar conflitos e outros comportamentos negativos em quem vê estes vídeos.

      • Definem o conceito de discurso de ódio.

  • Em pequeno grupo, os alunos:
    • Elencam aspetos que são comuns nos conteúdos audiovisuais manipulados com a intenção de incentivar o ódio;

    • Elaboram um conjunto de regras que devem ser tidas em conta para identificar vídeos e imagens manipuladas;

    • Identificam os comportamentos a adotar quando se confrontam com um conteúdo audiovisual manipulado de incentivo ao ódio;

    • Produzem uma infografia ou um pequeno vídeo com as regras e as atitudes a tomar face à identificação desta tipologia de conteúdos audiovisuais.

  • Publicação das infografias/ vídeos nos canais de comunicação digital da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.
3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …).
8. Debate situações em que a ética na comunicação foi infringida, determinando possíveis consequências (pessoais, sociais, culturais, …).

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Bancos de imagens: 

Sítios de notícias:

Vídeo:

 

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