Media | Refletir | Inteligência Artificial | Inteligência Artificial generativa
Exploração, análise e avaliação crítica de cenários de utilização da Inteligência Artificial (IA).
 
 
 
 

Objetivos

  • Avaliar criticamente cenários relacionados com o uso da Inteligência Artificial (IA).
  • Refletir sobre as implicações éticas e práticas de diferentes situações envolvendo IA.
  • Fortalecer habilidades de comunicação e argumentação.
  • Promover a tomada de decisão coletiva.

 

Desenvolvimento

Exploração, análise e avaliação crítica de cenários de utilização da Inteligência Artificial (IA).

  • Em grande grupo, os alunos conversam sobre o que é e como se usa a IA (O que já sabem sobre o assunto).
  • Individualmente, os alunos:
    • leem um conjunto de cenários de utilização da Inteligência Artificial (IA); (ver recurso de apoio);
    • atribuem uma pontuação para cada situação apresentada;
    • anotam as razões das classificações que atribuíram.

  • Em pequeno grupo, os alunos
    • partilham as razões das classificações de cada cenário, dialogando entre si e defendendo pontos de vista;
    • debatem e respondem às “Questões para reflexão” (ver recurso de apoio).

  • Em grande grupo, os alunos partilham as suas conclusões.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).
4. Escolhe criteriosa e autonomamente uma variedade de software educativo/ apps e videojogos, incorporando-os na sua aprendizagem e formação geral.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard