Leitura | Ler |Comunicar | Escrita | Partilha de opiniões
Reflexão sobre a escrita literária e a escrita gerada por IA.
|
|
Objetivos
- Selecionar excertos de obras literárias.
- Escrever prompts para a IA escrever sobre o mesmo assunto do excerto.
- Comparar textos expressando preferências.
- Refletir sobre a escrita literária.
 |
|
Desenvolvimento
- Na biblioteca estarão expostas várias obras, de preferência de autores portugueses, adequadas ao nível dos alunos.
- Os docentes dialogam com os alunos sobre o que conhecem sobre inteligência artificial (IA) e apresentam a atividade.
- Os alunos, em pequeno grupo:
- escolhem um livro e decidem que excerto vão ler com mais atenção;
- chegam a acordo sobre qual é o assunto desse excerto;
- escrevem um prompt, de acordo com as indicações do docente;(o prompt deve explicitar que pretendem um texto literário ao estilo do autor do livro que escolheram, quantas palavras deverá o texto ter, a idade dos alunos a que se destina e o assunto do mesmo.)
- Os docentes:
- aprovam os prompts produzidos;
- pedem ao chatbot escolhido (ChatGPT, Copilot; Gemini;…) para escrever o texto;
- devolvem aos alunos o texto produzido.
- Os alunos, em pequeno grupo:
- leem o texto produzido pela IA;
- comparam-no com excerto da obra que começaram por ler;
- registam as opiniões do grupo (qual é mais interessante/ emocionante/ divertido? porquê? …)
- Em grande grupo, os alunos:
- partilham com a turma os textos lidos e as suas opiniões;
- debatem sobre questões colocadas pelo docente, sendo nomeados dois ou três secretários que vão anotando as ideias principais:
- Qual o papel da criatividade humana?
- Como mudaram as histórias na era da Internet das redes sociais e da IA?
- Que valor têm as histórias que duram vs. as que se consomem de imediato (stories)?
- No futuro, todos podemos ser escritores famosos?
- ...
- Os secretários escrevem um texto a partir das notas que tomaram; a turma aprecia e, eventualmente, dá contributos para o melhorar.
- O texto coletivo é divulgado num mural da biblioteca escolar relativo ao MIBE 2025.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades:
- Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, explicitando as razões da sua escolha.
- Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos.
- Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos.
Atitudes/ Valores:
- Participa na troca e debate de ideias.
- Manifesta espírito crítico.
- Respeita diferentes opiniões.
 |
|
Articulação curricular possível
 |
|
Recursos
- Livros existentes na biblioteca;
- Computadores ou tablets com ligação à internet.
 |
 |
Observações Esta atividade foi proposta no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025 (Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias), no entanto pode ser realizada noutro contexto, substituindo-se o mural alusivo pelo suporte que se considerar mais adequado. |