| DesenvolvimentoAtividades de leitura e escrita, para descoberta de quem foi Camões e da sua importância para a língua e cultura portuguesas. Em grande grupo:  
       Explicação da operacionalização das tarefas;Formação de pares de trabalho;Breve contextualização sobre Camões e o V Centenário do seu Nascimento. Momento 1 – Descobre Camões A par, os alunos:  
       Fazem uma Chuva de ideias a partir de 2 perguntas e registam as ideias (ver recurso de apoio1);Veem a animação Luís de Camões | Biografia e o vídeo Dia de Portugal | Zig Zag; Leem individualmente, em voz alta e alternadamente, o texto Luís de Camões, um poeta de grandes aventuras (ver recursos);Realizam o quiz À descoberta de Camões (ver recurso de apoio 2). Momento 2 - Sabe mais sobre as aventuras e desventuras de Camões. A par, os alunos: Manuseiam a obra Camões: as aventuras e desventuras de um poeta, de Sérgio Franclim  
       Exemplos:Leem as seguintes partes da obra:
  
         capítulo 1 - "Camões: quem é?” (só primeira página);capítulo 4 - "Camões é o poeta do amor" (só 1.ª página e início da 2.ª página - 1.ª quadra);capítulo 12 - "A morte do príncipe dos poetas" (só primeira página)capítulo 13 – (só 2.ª página).Realizam o jogo Caça-palavras (Ver recursos)Escrevem três frases sobre Camões, cada qual iniciada por uma das palavras encontradas. Os Lusíadas é o nome da obra mais famosa de Camões | Trinca-fortes é o nome da alcunha de Camões. | Direito é o lado onde Camões não tinha olho. | Escrever é aquilo que que Camões fazia. | Portuguesa é a nacionalidade de Camões. | Luís é o nome próprio de Camões | Lisboa é a cidade em que terá nascido Camões.
  
       Realizam o jogo Camões em anagramas (ver recursos) Momento 3 - Conta a história de Camões A par, os alunos constroem um acróstico a partir da palavra CAMOES. Nota: Caso se pretenda dedicar mais tempo a esta ação, o acróstico pode partir das palavras LUIS DE CAMOES. Momento 4- Ilustra a história de CamõesA par, os alunos:
  
       Selecionam um dos momentos da vida de Camões trabalhado anteriormente:
  
         Camões jovem e aventureiro (baseado no Capítulo 1).Camões e o amor (baseado no Capítulo 4).Os últimos momentos de Camões e a celebração do Dia de Portugal (baseado no Capítulo 12).Ilustram uma cena relacionada com a parte da história que selecionaram, recorrendo a materiais diversos disponibilizados pela biblioteca. Em grande grupo, partilha dos diferentes trabalhos produzidos pelos pares. Posteriormente, os trabalhos são divulgados num mural na biblioteca e nos seus canais digitais. 
 |