A sessão de apresentação [ver ao lado] do projeto WEIWE(R)BE, que está no seu terceiro ano de implementação, teve lugar no dia 12 de janeiro, através de videoconferência, marcando também o início do curso de formação de professores que lhe está associado.
Em 2021-2022, integraram o projeto cinco novas escolas: Escola Secundária Alves Redol (Vila Franca de Xira), Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra), Escola Secundária Infanta D. Maria (Coimbra), Escola Secundária Matias Aires (Agualva-Cacém) e Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha).
Professores bibliotecários, docentes curriculares, coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares e alunos, os principais protagonistas neste processo, vão trabalhar de forma articulada para que, partindo de cenários concretos de aprendizagem, desenvolvam competências de literacia, em particular, competências de literacia de informação, fundamentais no atual contexto da sociedade em rede.
Foi realizada, no dia 24 de novembro, a ação de curta duração “O projeto WEIWE(R)BE no ecossistema digital e virtual”, na qual estiveram representadas dez das doze escolas que integraram o projeto em anos anteriores e que pretendem dar continuidade ao trabalho então iniciado, consolidando-o, sistematizando-o e alargando-o à comunidade escolar.
Nesta sessão foi ainda atribuído, simbolicamente, o Selo WEIWE(R)BE 2020-2021 à Escola Secundária Damião de Goes e à Escola Secundária da Ramada, tendo os respetivos professores bibliotecários, em jeito de partilha de boas práticas, dado o seu testemunho acerca da implementação deste processo nos seus contextos.
O Selo WEIWE(R)BE [ver ao lado] corresponde a uma distinção simbólica das boas práticas implementadas de forma sistemática.
A expectativa é a de que, no final do ano letivo, sejam atribuídos dez Selos WEIWE(R)BE 2021-2022.