Projetos

WEIWE(R)BE

Edição 2022-2023

[14.10.2023]

No quarto ano de implementação do WEIWE(R)BE, são sete as escolas que aceitaram o desafio de envolver alunos do 10.º ano neste projeto que visa desenvolver, de modo claro, articulado e sistemático, as competências de literacia de informação, integrando-as nas práticas curriculares: 

•    Escola Básica e Secundária Martinho Árias (Soure);
•    Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães);
•    Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda);
•    Escola Secundária de Camarate (Loures);
•    Escola Secundária D. João II (Setúbal);
•    Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão);
•    Escola Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira). 

Este projeto tem associado um curso de formação de 25 horas, que pretende ser um espaço de ação e reflexão onde, em conjunto, se desenhem e partilhem estratégias para o desenvolvimento de competências expressas quer no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, quer no referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, no pressuposto de que as competências de literacia, em particular as de literacia de informação, são um requisito essencial na sociedade em rede. 

Importa, também, saudar as escolas que, tendo integrado o projeto em anos anteriores, têm dado continuidade aos seus princípios e práticas, alargando-os a mais alunos e professores e envolvendo, gradualmente, mais disciplinas e anos de escolaridade. São, por isso, candidatas ao Selo WEIWE(R)BE 2022-23, cujos requisitos [ver ao lado] já foram divulgados.  

 

Edições anteriores
2021-2022
2020-2021
Objetivos
1. Desenvolver, de forma articulada e sistemática, as competências de literacia da informação.
2. Fomentar o trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e as áreas curriculares, no âmbito das aprendizagens essenciais, na produção de trabalhos a partir de REA.

Descrição
Projeto dinamizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com a Rede Académica WEIWER® – LE@D, Universidade Aberta, que visa promover o desenvolvimento de competências de literacia de informação, enquadrando-as num trabalho de articulação entre a biblioteca escolar e o currículo, assumindo particular relevância a capacitação dos alunos para o uso crítico dos recursos educacionais abertos (REA).

Destinatários
Turmas do 10.º ano do Ensino Secundário
Parceiro
Universidade Aberta
 
Data de início
2019
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Acessibilidade
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Lista de distribuição
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