Projetos

Todos Juntos Podemos Ler

Parceria RBE – Fundação Altice Portugal

[28.02.2022]

A Fundação Altice Portugal é parceira da Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito do projeto Todos Juntos Podemos Ler, desde 2012. 

Desde então, tem apoiado sistematicamente as bibliotecas escolares que integram este projeto, através da oferta de equipamentos, software e tecnologia acessível.

Mais de 250 Bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, e cerca de 7000 alunos, beneficiaram deste apoio.

Este ano letivo vão ser contemplados mais 15 agrupamentos de escolas de norte a sul do continente, abrangendo cerca de 45 bibliotecas e mais de 1000 alunos., designadamente:

Agrupamento de Escolas da Vidigueira
Agrupamento de Escolas nº1 de Beja
Agrupamento de Escolas do Bonfim; Portalegre
Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos
Agrupamento de Escolas Eng. Duarte Pacheco, Loulé
Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão
Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova
Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Coimbra
Agrupamento de Escolas de S. João da Talha, Loures
Agrupamento de Escolas de Moinhos da Arroja, Odivelas
Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, Setúbal
Agrupamento de Escolas Monte da Ola, Viana do Castelo
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Mirandela
Agrupamento de escolas Dr. Francisco Sanches, Braga
Escola Secundária Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim

 

Objetivos
1. Fomentar a participação e o aumento de oportunidades de leitura com todos atendendo à diversidade de leitores, expectativas e necessidades;  
2. Incentivar a realização de práticas de leitura e de escrita em distintos contextos, formatos e suportes acessíveis, promovendo a equidade e a inclusão;  
3. Mobilizar os meios específicos necessários para o desenvolvimento da leitura autónoma e por prazer; 
4. Contribuir para uma educação inclusiva através do aumento da participação no processo de aprendizagem e na vida da comunidade.
Descrição
Criação de escolas e bibliotecas inclusivas capazes de envolver os diferentes atores educativos em programas de desenvolvimento dos níveis de literacia, respeitando a equidade na definição de objetivos, métodos e estratégias que garantam a participação efetiva de todos os alunos. Desenvolvimento de projetos que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo crianças e jovens com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e que, por circunstâncias de natureza física, sensorial, cognitiva, socioemocional e cultural, revelam dificuldades na utilização da leitura e da escrita.
A RBE apoia financeiramente as escolas selecionadas no âmbito de uma candidatura específica.
Destinatários
Agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas da rede escolar pública.
Parceiros
Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção Geral da Educação (DGE/ DSEEAS) e Fundação Altice Portugal
 
 
 
Data de início
2011
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