Projetos > Ser escritor é cool > Edição 2021-2022 > Desafio 2

Trabalho vencedor - Ensino Secundário

Um vampiro na minha escola

(parte 2)

Ler, escrever e aprender cada vez mais no digital? 

Vídeo

Depois da participação no desafio 1 do concurso “Ser escritor é cool!”, com o vídeo, “Um vampiro na minha escola”, vimos dar continuidade à nossa participação  neste concurso, respondendo ao desafio 2, com o título: "Lemos, escrevemos e aprendemos cada vez mais no digital. És a favor ou contra?".  

Decidimos, pois, dar continuidade à narrativa apresentada no primeiro filme,  naquilo  que,  para  nós,  se  adivinha poder  vir  a  ser  uma  possível trilogia.  
 
Ideia e argumento 
 
Depois de, no primeiro desafio, apresentarmos o professor Vampiro e os seus alunos, personagens caricaturados que serviram de ilustração para explorar a ideia de uma escola aberta e inclusiva, capaz de acomodar a  diferença.  Vimos  agora  recuperar  estes  personagens  para  introduzir (também de forma caricatural) as questões e potencialidades do digital no ensino. Num primeiro esboço deste projeto, partimos de um conflito geracional entre um avô e o seu neto com os naturais constrangimentos entre  as  diferentes  utilizações do  digital.  Aqui  o  neto  servia  de  agente introdutor  das  tecnologias  digitais  de  informação  e  o  avô,  que  não 
estava habituado a estas coisas, preferia os “modos do antigamente” ou mais  tradicionais.  Num  segundo  momento  consideramos  que  o personagem de professor vampiro, provavelmente muito velho, e os seus alunos, mais em linha com o espírito deste tempo, seriam personagens mais  originais  e  perfeitamente  ajustados  à ideia  subjacente  ao  tema proposto. 
 

A  ideia  é  expor  a  transição  de  um  ensino  mais  tradicional,  instrutório, centrado nos conhecimentos, na autoridade do professor e nos manuais para um processo ensino/aprendizagem mais aberto aos interesses dos alunos  e  que  faz  cada  vez  mais  com  o  uso  das  novas  tecnologias  de informação e comunicação. 
 
O filme começa com uma aula em que vemos alunos híper disciplinados e controlados pelo poder de persuasão do professor (estalar dos dedos), para depois vermos um aluno expor a sua frustração e “apresentar” as possibilidades das TIC ao seu mestre, o qual finalmente se rende a esta Ser escritor é cool! – desafio 2 

Método de trabalho (duração de 3 semanas) 
 
O grupo de alunos responsáveis pela participação no concurso propôs o novo desafio à discussão da turma (com orientação dos professores da disciplina  de Design, Comunicação  e  Audiovisuais).  Cada  aluno  teve tempo  para  realizar  uma  pesquisa  individual  e  criar  uma  lista  de vantagens e desvantagens relativa a um ensino cada vez mais digital. 
Seguiu-se  uma  discussão  de  turma  e  resolvemos  agendar  um  debate, dividindo  a  turma  em  dois  grupos,  com  uns  a  favor  e  outros  contra. Decidimos ainda dividir  os  colegas,  não  tanto  pelas  suas  convicções pessoais relativas ao tema (que eram na sua grande maioria a favor do digital),  mas  numa  lógica  de  exercício  de  retórica.  O  resultado  foi interessante  e  permitiu  aprofundar  a  questão.  Chegamos  assim  a  um consenso de como poderíamos transmitir a nossa ideia (por via de um confronto geracional) e criamos a narrativa do nosso filme. Em termos de forma decidimos manter os recursos estilísticos do projeto anterior, dando assim continuidade ao primeiro filme. 
 
Quisemos  utilizar  o  formato  vídeo,  não  apenas  como  forma  para apresentar  ou  ler  um  texto,  mas  como  meio  de  expor  uma  narrativa. Estávamos e continuamos conscientes do risco em apresentar um “filme mudo”, mas entendemos que a escrita e leitura esteve presente em todos os momentos deste trabalho. De fato, ser escritor é mesmo cool! Estamos gratos pelo entendimento e reconhecimento do júri. 
 
Nota:  Uma  das  ideias  transversais  muito  partilhada  e  defendida  pelo conjunto de alunos e professores envolvidos neste projeto é o elogio aos livros e à escrita manual (apesar do evidente enaltecimento ao digital que transparece no vídeo). 
 

Ficha técnica 
Um vampiro na minha escola 
Parte 2 
 
Ler, escrever e aprender cada vez mais no digital? 
 
Vídeo realizado no Labmultimédia da 
Escola Secundária de Caldas das Taipas, 
pelos alunos da turma 11P3, 
do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, 
no âmbito do concurso escolar "Ser escritor é cool!". 
Este concurso com o tema 
"Lemos, escrevemos e aprendemos cada vez mais no 
digital. És a favor ou contra?" 
é organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares 
e tem como objetivos a promoção da 
leitura e da escrita, com recurso aos media. 
 
Alunos: 
Alexandra Oliveira 
Catarina Rocha 
Diana Pinto 
Fábio Lemos 
Filipa Matos 
João Macedo 
José Ribeiro 
Léana Sousa 
Letícia Carvalho 
Lucas Mendes 
Marco Matos 
Mariana Alves 
Ricardo Vieira 
Simão Vaz 
Tatiana Macedo 
Vasco Santos 
Vasco Carvalho 
Wallace Correia 
 
Professores orientadores: 
Pedro Ferreira 
Marcela Araújo 
 
Todas as músicas e sons utilizados são copyright free. 
 
Escola Secundária de Caldas das Taipas 
Guimarães 2022 
 
 
Obrigado pela vossa atenção, 
Alexandra Oliveira; Filipa Matos; Simão Vaz e Wallace Correia. 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard