Projetos

Oeiras Internet Challenge Nacional

O Oeiras Internet Challenge Nacional está de volta!

[20.12.2021] 

A RBE mantém a parceria com o Município de Oeiras, apoiando a realização de nova edição deste torneio, que permite às bibliotecas escolares trabalharem, com os seus alunos e de forma motivadora, as questões relativas à literacia de informação. 

Podem concorrer todas as bibliotecas escolares de estabelecimentos de ensino do subsistema público do território continental e das regiões autónomas, através da participação de uma equipa constituída por dois alunos do ensino secundário.  

O apuramento da equipa que representará a sua biblioteca na final do torneio, a realizar a 31 de março de 2022, será organizado localmente, sob orientação do professor bibliotecário, de modo descentralizado e com inteira autonomia. 

O torneio terá a forma de quiz e será realizado com recurso ao Kahoot!. A organização disponibiliza exercícios de treino no blogue da iniciativa.   

As inscrições decorrem até 28 de fevereiro de 2022, em formulário próprio.  

E os prémios valem a pena!  

As equipas vencedoras vão receber os seguintes prémios: 1.º voucher FNAC 500 euros; 2.º voucher FNAC 250 euros; 3.º voucher FNAC 100 euros. 

As bibliotecas escolares receberão também: 1.º voucher FNAC 300 euros; 2.º voucher FNAC 200 euros; 3.º voucher de 100 euros. 

Serão, ainda, oferecidos três vouchers Kobo aos professores bibliotecários.

Aceda, ao lado, às Normas de participação e a mais informações sobre a iniciativa. 

 

 

Edições anteriores
2020-2021
Objetivo
Desenvolver competências de pesquisa, seleção e avaliação da informação disponível na Web, promovendo não só a utilização eficaz das ferramentas de pesquisa e recuperação da informação, mas também a análise crítica e seletiva da informação e/ou fontes de informação. 

Descrição
O Oeiras Internet Challenge (OIC) é uma iniciativa promovida pelo Município de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, e consiste na realização de um torneio de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha. Dirigido à comunidade escolar do ensino secundário, visa o desenvolvimento de competências digitais e de literacia da informação. 

Destinatários
Alunos do ensino secundário.

Parceiro
Município de Oeiras
 
 
 
Data de início
2021
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard