Projetos

Miúdos a Votos

2016-2017 2017-2018 2018-2019 2019-2020 2020-2021

Festa final

Siga aqui a festa final em streamming: https://www.facebook.com/events/397535968934619


Quais foram os livros mais votados?

[19.05.2022]

Será já no dia 20 de maio que ficaremos a saber quais foram os livros mais votados, neste ano letivo, pelos alunos portugueses, do 1.º ciclo ao ensino secundário. A divulgação dos resultados será feita em modo de celebração, numa festa a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, que contará com a participação de crianças e jovens de todo o país.

A partir das 14h00, o evento poderá ser acompanhado à distância, através das páginas do Facebook da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior. Fique a saber, em direto, quais são “os livros mais fixes” deste ano, enquanto celebra connosco a cidadania ativa e o gosto pelos livros e pela leitura.

Programa

10h00 Início das atividades do Serviço Educativo da Fundação Calouste Gulbenkian

10h30 Abertura da Sala de Exposições SALA 2

11h30  Entrevista com Paulo Galindro SALA 1

11h30 Encontro com Nuno Caravela AUDITÓRIO 3

12h30 Almoço – Piquenique ANFITEATRO AO AR LIVRE

13h20 Manifestação de leitores extraordinários SAÍDA DO ANFITEATRO AO AR LIVRE

14h00 Início da festa de divulgação dos resultados das eleições nacionais dos livros mais fixes dos alunos portugueses AUDITÓRIO 2/ AUDITÓRIO 3/ SALA 1

Viajar com os livros: “Vem connosco, vem!”
EB de Alvelos, Barcelos
EB de Palmeira, Braga

Partidos pela leitura
EB de Miraflores, Oeiras

Miúdos a votos! - leitura e cidadania
Manuela Silva, Coordenadora Nacional da Rede de 
Bibliotecas Escolares
Cláudia Lobo, Diretora da revista VISÃO Júnior

Miúdos a votos! – alguns dados
Luísa Loura, Diretora da Pordata – Fundação Francisco Manuel dos Santos

Anúncio dos livros mais votados do ensino secundário
Carla Luís, Membro da Comissão Nacional de Eleições

Ringue dos livros
ES de Porto de Mós, Leiria

Anúncio dos livros mais votados do 3.º ciclo do ensino básico
Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027

Miúdos a votos! – testemunho de docentes
Dramatização 
EBS Professor Armando Lucena, Malveira

Anúncio dos livros mais votados do 2.º ciclo do ensino básico
João Pedro Costa, Coordenador de Produção – Rádio Miúdos

Rap e biscoitos
EB Mosteiro e Cávado  | EB Ibn Mucana, Cascais 
EB Padre Himalaya, Arcos de Valdevez

15h15 Intervalo

15h35 Segunda parte da festa, com a presença do Ministro da Educação, João Costa

O Pescador de Memórias - espetáculo de 
homenagem a José Saramago, com base no livro O Silêncio da Água 
Inácia Cruz

Arruada pela leitura
Anúncio dos livros mais votados do 1.º ciclo do ensino básico
EB1/JI Aprígio Gomes, Amadora

”Escola Feliz” – canção
EB/JI N.º 4 de Loulé

Momento musical
EB N.º 2 de Lamaçães, Braga

Poesia e Intervenção
ES Paços de Ferreira

Jogo “Perseguição do labirinto”
EB Domingos Jardo, Sintra

Hino “O teu voto conta!”
EB2,3 José Saraiva, Leiria

17h00 Encerramento

 

 


Webinars para alunos e professores

[19.01.2022]

No âmbito da iniciativa Miúdos a votos!, organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, serão promovidos cinco webinars, entre os dias 27 de janeiro e 8 de fevereiro, destinados a alunos e professores/professores bibliotecários.

Em três dos webinars, o foco será o universo da informação, havendo a possibilidade de os alunos colocarem questões e trocarem ideias com a equipa redatorial da VISÃO Júnior.

Noutro webinar, da responsabilidade da Rádio Miúdos, o objetivo será aprender como gravar um podcast com qualidade. Dirige-se, sobretudo, às turmas que se proponham gravar tempos de antena de rádio para a campanha eleitoral, que irá decorrer de 7 de fevereiro a 21 de março.

Estas quatro sessões destinam-se aos alunos, podendo o respetivo professor assistir em direto com a sua turma, a partir da sala de aula ou da biblioteca. Podem também inscrever-se nestas sessões professores/professores bibliotecários, a título individual. Os alunos que estiverem em casa, em isolamento, poderão também inscrever-se individualmente. Nas sessões, haverá um tempo reservado para perguntas e comentários de quem está a assistir, permitindo a interação dos organizadores com o público. 

Haverá, também, um quinto webinar, destinado exclusivamente a professores/professores bibliotecários, para esclarecimento de dúvidas e partilha de questões relacionadas com a dinamização desta iniciativa.

As inscrições já se encontram abertas e podem ser formalizadas através dos links que se seguem:

1.º ciclo - O que fazem os jornalistas?
8 de fevereiro, 10h30
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_R1I9fOatRQ254nhTLwP67w 

2.º e 3.º ciclos – Sabes identificar uma notícia falsa?
1 de fevereiro, 10h30
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_oSPMLs-gTe6SQQ7bQKQlkw 

Secundário – Podemos acreditar em tudo o que lemos e vemos?
27 de janeiro, 10h30
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_4r8sTI4tTJivQMe_rOIoeA 

Todos os ciclos de ensino – Como gravar um podcast com qualidade?
3 de fevereiro, 10h00
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_3_ohYJHvSjCjRrW8UawoqQ

Professores/Professores bibliotecários – Partilha de práticas e esclarecimento de dúvidas
31 de janeiro, 17h30
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_Mj0yewVARp6a6AgUfYulTQ

 


Estão escolhidos os livros que vão às eleições de Miúdos a Votos!

[06.01.2020]

Foram mais de 28 000 alunos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, que apresentaram o seu livro preferido como candidato ao “mais fixe dos miúdos portugueses”.

O período de apresentação de candidaturas terminou a 30 de novembro. A partir daí, uma equipa da Pordata trabalhou os resultados para identificar os livros mais vezes nomeados pelos alunos.

As listas dos livros que irão constar dos boletins de voto de cada um dos ciclos participantes podem ser consultadas e descarregadas ao lado.

A participação nesta iniciativa organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, que se realiza este ano pela sexta vez, é feita através das escolas. Qualquer escola, pública ou privada, em Portugal ou no estrangeiro, pode ainda inscrever-se, permitindo aos seus alunos experimentarem e conhecerem por dentro um processo eleitoral, bem como trocarem ideias com colegas e amigos sobre os livros de que mais gostam. A inscrição é muito simples e faz-se preenchendo o formulário Recenseamento das Escolas 2021-2022, disponibilizado ao lado.

 


Apresentação de livros candidatos

[08.11.2021]

Até ao dia 30 de novembro, os alunos do 1.º ao 12.º ano podem apresentar o livro de que mais gostam como candidatos às eleições dos "Miúdos a Votos" deste ano, através do  respetivo formulário

Para apelar à participação dos alunos, os professores bibliotecários dispõem de 16 cartazes para afixar nas escolas, descarregáveis ao lado.

Participe nesta iniciativa que promove a leitura e a cidadania ativa!

 


Que livros ocuparão o pódio dos mais fixes este ano?

[11.10.2021]

Até 30 de novembro, inscreva a sua escola nos "Miúdos a Votos!" 2021-2022 e dê a palavra aos alunos. A escolha é deles e começa, desde já, com a apresentação do livro que candidatam à eleição.

Com base nos livros vencedores do ano passado, o PNL2027 disponibiliza, no seu portal, sugestões de outros títulos que podem interessar aos leitores, do 1.º ciclo ao ensino secundário.

Junte-se a mais uma edição desta iniciativa ímpar de promoção da leitura e da cidadania ativa!

Aceda ao regulamento e a mais informações sobre esta iniciativa ao lado. 


Lançamento

[06.09.2021]

A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior voltam a organizar, pelo sexto ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através desta iniciativa que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. Os números registados no ano letivo anterior são indicadores inequívocos do êxito deste projeto: participaram 610 escolas de todo o país, nas quais votaram 75 715 alunos, em listas constituídas a partir de mais de 23 000 nomeações.

Para além da importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas próprias escolhas, a iniciativa Miúdos a Votos constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Este propósito ganha particular relevância num ano em que os cidadãos portugueses exercem o poder político através de sufrágio universal, igual e direto em eleições para os Órgãos das Autarquias Locais. Se, por um lado, há uma preocupação crescente com as taxas de abstenção em Portugal, por outro lado, há estudos que sustentam que a probabilidade de as pessoas irem votar aumenta com a sua consciencialização de que o voto é um dever cívico essencial que concorre para a manutenção da democracia. Porque não começar logo na escola?

Como já é do conhecimento geral, nesta iniciativa é dada a possibilidade às crianças e aos jovens, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

Tal como nos anos anteriores, a iniciativa é aberta a todas as escolas, sejam públicas ou privadas, abrangendo alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. É também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

Edições anteriores
2020-2021
2019-2020
2018-2019
2017-2018
2016-2017
Objetivos
1. Envolver os alunos em processos democráticos de decisão
2. Promover a participação dos alunos na promoção dos livros e da leitura

Descrição
A Rede de Bibliotecas Escolares e a revista VISÃO Júnior organizam anualmente a eleição na qual é dada a possibilidade às crianças e jovens de todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real. Esta iniciativa constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Tem também vindo a evidenciar-se a importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas escolhas.

Destinatários
Alunos do 1.º ao 12.º ano, de todas as escolas que que tenham o Português como primeira língua.
 
Data de início 2016

Parceiros
Revista VISÃO Júnior
 
Apoios
Pordata
Rádio Miúdos
Comissão Nacional de Eleições
Plano Nacional de Leitura 2027
Fundação Calouste Gulbenkian
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard