Identificar a ordem dos acontecimentos numa história ajuda as crianças a perceberem o modo como eles se relacionam, a organizarem ideias e a compreenderem-na melhor. |
A capacidade de relembrar e recontar a sequência de personagens e ações numa história, ajuda os alunos a identificarem os principais componentes narrativos, a entenderem a estrutura do texto e a resumirem o que ouviram ou leram.*
* Leia mais na Plataforma Reading Rockets.
Leia mais em Preparar a aprendizagem da leitura e escrita, na Plataforma LER.
Aprender a identificar as personagens e o enredo de uma história leva as crianças a captarem os detalhes importantes e ajuda-as a organizarem informações e ideias de forma eficiente.
Nesta quinzena sugerimos aos pais que contem, recontem e brinquem com as histórias usando objetos e imagens (se possível criados pelas crianças), criando cenários narrativos simples.
Aceda aqui ao roteiro #9 na plataforma LER.
10 livros para tornar a leitura um verdadeiro prazer
Nesta seleção privilegiamos as narrativas de estrutura cumulativa: livros cujo prazer nunca acaba. São leituras que permitem associar fantoches, peluches ou objetos diversos, favorecendo o reconto e a recriação das histórias, acrescentando ou substituindo personagens ou outros elementos.
De temática predominantemente animal, esta seleção integra ainda uma coletânea de poesia, um abecedário literário, um livro para pensar, um álbum informativo e um livro sem palavras que promete muitas brincadeiras de inverno.
Aceda aqui ao Espaço dos livros #9.
Nota: estes materiais podem ser elaborados em articulação com a biblioteca escolar e colocados em saquinhos para serem integrados no seu acervo, partilhados posteriormente com outras salas da escola e acompanharem o livro quando for requisitado.
Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.
Preencha o formulário de partilha.