Projetos

Cientificamente provável

Edição 2025-2026

Atualização da listagem de entidades parceiras

[28.10.2025]

Já está disponível  a nova listagem das Unidades de Investigação e das Bibliotecas do Ensino Superior com as quais as escolas, através das bibliotecas escolares, podem estabelecer parcerias.

Esta listagem reúne as entidades que integram o programa Cientificamente Provável, bem como as áreas de investigação em que se inserem.

Os contactos dos interlocutores de cada Unidade de Investigação ou Biblioteca de Ensino Superior estão acessíveis apenas na Área de Trabalho da RBE.

Consulte a listagem no menu.

 


Lançamento

[17.10.2025]

A Rede de Bibliotecas Escolares apresenta a 8.ª edição do Programa Cientificamente Provável, uma iniciativa que promove parcerias entre Bibliotecas de Escolas Básicas e Secundárias e Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior.

Os objetivos deste programa são:

Como participar

Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior

As Unidades de Investigação interessadas em participar devem fazer o seu registo em: Formulário de inscrição das entidades do Ensino Superior

A listagem das Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior (UI/BES) participantes na edição 2025-2026 encontra-se em atualização, sendo disponibilizada nesta página até ao final do mês de outubro e atualizada durante o mês de novembro.

Escolas Básicas e Secundárias

As escolas participam através das suas bibliotecas escolares, que coordenam as parcerias e planeiam as atividades em articulação com docentes de diferentes áreas disciplinares.

As escolas devem consultar a listagem de Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior (UI/BES) inscritas no programa.

Para facilitar o contacto direto, a mesma listagem está disponível na Área de Trabalho RBE, incluindo os contactos dos interlocutores designados por cada entidade.

Criação de parcerias

As parcerias estabelecem-se de forma autónoma, mediante contacto direto com as entidades do ensino superior listadas. Todas funcionam ao abrigo do Protocolo global do programa, dispensando-se a celebração de protocolos individuais.

Após a criação de uma parceria, o professor bibliotecário deve proceder ao registo através do Formulário de Registo de Parcerias 2025-2026

Cada biblioteca escolar pode estabelecer múltiplas parcerias, conforme os interesses e necessidades da sua comunidade educativa.

Para dúvidas e esclarecimentos adicionais, consulte as Perguntas Frequentes, no menu desta página, ou contacte cientificamente-provavel@bibliotecasescolares.pt.

Objetivos
1. Promover a aproximação entre o ensino básico e secundário e o ensino superior, através das bibliotecas escolares;
2. Contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e para o desenvolvimento das suas competências de investigação, comunicação e literacia da áreas informação;
3. Proporcionar aos alunos o contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e para prosseguir estudos superiores nas dos seus interesses.

Descrição
Esta é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da RBE, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa incentivar e enquadrar o estabelecimento de parcerias entre Bibliotecas de Escolas Básicas e Secundárias e Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior. Essas parcerias são desenvolvidas autonomamente, nos moldes que mais se adequem às entidades envolvidas, e em qualquer área do conhecimento.

Destinatários
Agrupamentos de escolas e Escolas não agrupadas, dos sistemas de ensino público e particular; alunos de todos os níveis de ensino e professores de todas as áreas disciplinares.



Parceiros
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia. As parcerias desenvolvidas no âmbito do projeto são estabelecidas entre escolas, através das bibliotecas escolares, e unidades de investigação e/ou bibliotecas de ensino superior.
 
Data de início
2018
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