Projetos

Cientificamente provável

Lista das entidades do ensino superior

[03.12.2021]

Já está disponível, no Sistema de Informação RBE, a lista das Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior disponíveis para participar no programa Cientificamente Provável, no ano de 2021-22.

As bibliotecas escolares interessadas em estabelecer parcerias com estas entidades do ensino superior deverão contactá-las diretamente, através dos endereços dos interlocutores que se encontram nesta lista

 

Objetivos
1. Promover a aproximação entre o ensino básico e secundário e o ensino superior, através das bibliotecas escolares;
2. Contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e para o desenvolvimento das suas competências de investigação, comunicação e literacia da áreas informação;
3. Proporcionar aos alunos o contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e para prosseguir estudos superiores nas dos seus interesses.

Descrição
Esta é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da RBE, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa incentivar e enquadrar o estabelecimento de parcerias entre Bibliotecas de Escolas Básicas e Secundárias e Unidades de Investigação e Bibliotecas do Ensino Superior. Essas parcerias são desenvolvidas autonomamente, nos moldes que mais se adequem às entidades envolvidas, e em qualquer área do conhecimento.

Destinatários
Agrupamentos de escolas e Escolas não agrupadas, dos sistemas de ensino público e particular; alunos de todos os níveis de ensino e professores de todas as áreas disciplinares.



Parceiros
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia. As parcerias desenvolvidas no âmbito do projeto são estabelecidas entre escolas, através das bibliotecas escolares, e unidades de investigação e/ou bibliotecas de ensino superior.
 
Data de início
2018
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard