Projetos > aLer mais e melhor > Escolas aLeR mais e melhor

Construindo Pontes com as Palavras: Despertando Mentes, Criando Futuros


Agrupamento de Escolas de Vallis Longus, Valongo

[Integração 2024]

Construindo Pontes com as Palavras: Despertando Mentes, Criando Futuros é um programa de leitura, cujo objetivo é preencher lacunas nas competências de literacia da leitura dos alunos, com o intuito de fortalecer o sucesso educativo na leitura, expressão oral e escrita.

Este programa prioriza a criação de uma cultura leitora sólida, implementando práticas coordenadas e de longa duração em todo o agrupamento e, por isso, promove a colaboração entre docentes e otimiza a integração da biblioteca escolar.

Alinhado com as orientações de aLer mais e melhor, o programa procura inovação, integração curricular e a criação de estratégias diversificadas para incentivar hábitos de leitura. Desta forma, pretende-se desenvolver competências transversais, promover a interdisciplinaridade e reforçar o compromisso de longo prazo com a promoção ativa e quotidiana da leitura.

O programa é coerente com o projeto educativo do agrupamento/escola, visando um ambiente escolar mais enriquecido e alunos mais proficientes na literacia da leitura. Ao enfatizar a importância da leitura, não apenas como uma competência fundamental, mas também como uma fonte de prazer e enriquecimento pessoal, o programa procura melhorar as competências dos alunos na leitura e na compreensão do mundo. Com este propósito, envolvendo os docentes e integrando a biblioteca escolar de forma eficaz, procura-se garantir que os recursos e os apoios estejam disponíveis para todos os alunos.

Em última análise, o programa de leitura proposto visa não só melhorar o desempenho académico dos alunos, mas também muni-los de competências essenciais para o sucesso ao longo da vida. Ao cultivar uma cultura leitora sistemática e ao promover a colaboração entre todos os envolvidos no processo educativo, o programa pretende criar um ambiente escolar que valorize a leitura e capacite os alunos para se tornarem leitores e cidadãos proficientes e críticos.

 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard