Publicação
 
  [22.11.2023] 
  Disponibiliza-se o relatório de implementação do Referencial Aprender com a biblioteca escolar em 2022.23.
 
  
 
  Apresentação
 
  A recolha de informação relativa à implementação do referencial Aprender com a biblioteca escolar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em 2022-2023, foi feita através de questões disponibilizadas na secção E da Base de Dados RBE.
 
  São esses dados nacionais que agora se divulgam e que, por comparação com os de anos anteriores, serão objeto de reflexão sobre as medidas a tomar no sentido do aprofundamento e sustentabilidade da utilização do referencial.
 
  Apesar de terem funcionado com diversos condicionalismos, as escolas retomaram a normalidade, continuando a investir na recuperação das aprendizagens, designadamente através da aplicação deste referencial.
 
  Principais conclusões
 
   
   - estabilização do número de escolas que aplicou, a nível nacional, o referencial Aprender com a biblioteca escolar;
 
 
- aumento significativo no número de intervenientes (alunos e docentes), ultrapassando de forma bastante expressiva os números pré-pandémicos;
- oscilações pouco significativas nas percentagens relativas dos níveis envolvidos, do pré-escolar ao ensino secundário (alunos e docentes);
 
 
- aumento de atividades em todas as áreas da literacia;
 
 
- abordagem das três áreas de literacia pela maioria das escolas, sendo pouco significativo o número de escolas que abordam apenas uma das áreas;
 
- desenvolvimento de atividades de literacia em articulação com várias áreas curriculares e extracurriculares, continuando a verificar-se a necessidade de 
 incentivar a colaboração com outras disciplinas além das línguas e das áreas transversais;
 
 
- impactos significativos das atividades na melhoria das aprendizagens e do sucesso educativo, no aumento de conhecimentos/ capacidades nas áreas 
 de literacia, no desenvolvimento de atitudes e valores e na oportunidade de formação/ socialização e crescimento pessoal dos alunos;
 
 
- destaque para a oportunidade de formação/ socialização e crescimento pessoal dos alunos como o impacto mais significativo das atividades realizadas.