| Com o objetivo de otimizar os procedimentos de recolha da informação relativa ao funcionamento das bibliotecas escolares, que possibilite a planificação de ações de melhoria dos serviços prestados, a Rede de Bibliotecas Escolares lança anualmente dois inquéritos às escolas: Recursos Humanos e Base de dados. |
Com o objetivo de otimizar os procedimentos de recolha da informação relativa ao funcionamento das bibliotecas escolares, que possibilite a planificação de ações de melhoria dos serviços prestados, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) lança o inquérito Base de dados 2026 (BD 2026).
O acesso ao inquérito é efetuado a partir da Área de trabalho das bibliotecas.
O questionário BD 2026, primeiro ano do ciclo de recolha da informação, apresenta uma estrutura dividida em cinco secções, aglutinadas em quatro áreas: informação geral da escola/ agrupamento, recursos materiais, gestão e relatório de atividade da biblioteca.
O preenchimento dos questionários deverá ser efetuado pelas escolas sede de agrupamento e escolas não agrupadas, uma vez que o acesso ao formulário apenas é disponibilizado a estes estabelecimentos. Nos agrupamentos de escolas, compete ao professor bibliotecário coordenador da equipa a recolha da informação relativa às bibliotecas dos diferentes estabelecimentos de ensino.
Calendário
A BD 2026 é disponibilizada às escolas em duas fases:
Com o objetivo de recolher informação sobre os recursos humanos afetos às bibliotecas escolares no ano letivo 2025-2026, a RBE lança o inquérito Recursos humanos 2026 (RH2026).
O preenchimento do inquérito deverá ser efetuado pelas escolas sede de agrupamento e escolas não agrupadas de 22 de setembro a 10 de outubro.
O inquérito é constituído por um formulário composto por três grupos de questões:
O acesso aos inquéritos é efetuado a partir da Área de trabalho das bibliotecas.
O preenchimento dos questionários deverá ser efetuado pelas escolas sede de agrupamento e escolas não agrupadas, uma vez que o acesso ao formulário apenas é permitido a estes estabelecimentos. Nos agrupamentos de escolas, compete ao professor bibliotecário coordenador da equipa a organização do trabalho de recolha da informação relativa às bibliotecas dos diferentes estabelecimentos de ensino.