Bibliotecas > Práticas

Comemoração do Dia Mundial da Poesia

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Tomar, assinalou o Dia Mundial da Poesia dentro e fora de portas. A biblioteca escolar, em colaboração com o grupo disciplinar de Português e com as disciplinas de Inglês, Tecnologias da Informação e Comunicação e Artes Visuais, criaram pequenos cartões de poesia, postos à mesa dos restaurantes da cidade de Tomar e divulgaram a poesia na escola.

Num primeiro momento, os alunos pesquisaram, selecionaram os poemas e transcreveram-nos digitalmente. De seguida desenharam, acrescentando novos sentidos e leituras aos poemas. Estes foram impressos e distribuídos, pelos alunos, por vários restaurantes da cidade de Tomar, tendo sido servidos nesse mesmo dia à comunidade local e turistas, surpreendendo todos com poesia à mesa.

A biblioteca escolar também implementou esta ideia na escola. Feita uma pesquisa sobre poemas visuais, imprimiu-os em folhas de tabuleiros, com o objetivo de assinalar este dia, à hora do almoço, podendo os alunos acompanhar a sua refeição com poesia visual. Foram igualmente colcoados na escola, nos espaços comuns e informais (biblioteca, bar, refeitório, polivalente, sala dos professores...), excertos de vários poemas, para assinalar na comunidade educativa a comemoração do Dia Mundial da Poesia.

Dinamizaram-se também, Oficinas de Escrita Criativa (poesia), organizadas em vários momentos: inicialmente cada aluno retirava do Cantinho da Poesia, um livro de poesia, escolhia uma frase e rodava o livro ao colega seguinte. Depois de terem escolhido, ao acaso, sete frases, foram convidados a ler o resultado deste primeiro exercício. Num segundo momento, os alunos tiveram oportunidade de alterar o "poema ao acaso", mudando a ordem das frases, retirando ou acrescentando novas  palavras, dando um possível sentido ao poema. Este último poema foi lido e partilhado com os colegas e divulgado no blogue da biblioteca escolar. A descoberta pelos alunos e professores dos poemas criados, nesta atividade, foi um momento surpreendente e entusiasmante, para todos.

Objetivos
1. Criar o gosto pela leitura e escrita de poesia (alunos leitores e autores de textos originais)
2. Cruzar diferentes linguagens e sentidos: literatura e as artes visuais.
Destinatários
3º Ciclo e Ensino Secundário, comunidade educativa, em geral, clientes dos restaurantes envolvidos.
Parcerias 
Direção do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, restaurantes participantes
Data
21.03.2022
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard