Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Ciências
Leitura de excertos de uma obra para a abordagem de conteúdos da disciplina de Ciências.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Analisar textos narrativos (não ficção) para adquirir conhecimento disciplinar específico.
  • Associar a leitura à aprendizagem de conteúdos de uma disciplina.
  • Pesquisar, selecionar e organizar informação, combinando dados de diferentes fontes, para aprofundar conhecimentos e responder a solicitações específicas.

 

Desenvolvimento

Leitura de excertos de uma obra para a abordagem de conteúdos da disciplina de Ciências.

Momento 1

  • Leitura orientada (a pares e/ ou em voz alta pelos alunos) do capítulo “Um sobe e desce de centenas de milhões de anos” do livro O Avô e os Netos Falam de Geologia, de A.M. Galopim de Carvalho.
Diálogo com os alunos sobre os conteúdos do capítulo, procurando identificar as informações relevantes sobre o tema Terra em transformação/ subtema Consequências da dinâmica interna da Terra, particularmente os conceitos associados ao ciclo das rochas.

  • Em pequenos grupos, os alunos:
    • Realizam o trabalho de pesquisa sobre o ciclo das rochas, utilizando o capítulo lido, o manual e outros materiais disponibilizados pelo professor.
    • Elaboram questões sobre o assunto, que integrarão o questionário digital coletivo (ver recursos).

  • Os docentes compilam as questões criadas e criam um questionário que será respondido por todos os alunos da turma.

    Momento 2
  • Repetição dos procedimentos descritos acima no ponto 1. para os capítulos “Quando a Terra treme” e “Duas medidas para quantificar os sismos”.

  • Individualmente ou em pequenos grupos, os alunos
    • Pesquisam informação sobre a localidade que lhes foi atribuída (onde ocorreu recentemente um sismo) nas fontes indicadas pelos docentes e/ ou outras.
    • Recolhem os dados necessários para publicação num mural digital 
Sugestões: identificação da localidade; data; profundidade; magnitude; fonte da informação; o sismo nos media - notícia/ fotografia/ vídeo… 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas. 
3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens.
4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos.
8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões.
9. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar, em situações do dia-a-dia e de aprendizagem.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias. 
6. Reconhece o valor da informação. 
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Ciências Naturais

 

Recursos

Observações

  • Podem repetir-se as mesmas estratégias para outros capítulos da obra ligados aos conteúdos da disciplina e/ ou promover a leitura integral da obra pelos alunos (leitura autónoma).

  • Proposta adaptada da atividade partilhada pela Professora Bibliotecária Ana Lídia Lopes do AE Dr. António Granjo, Chaves.

 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard