Informação | Tratar | 1.º Ciclo | Português | Biografias
Pesquisa, seleção e tratamento de informação para a elaboração de biografias de autores lidos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação.

 

Desenvolvimento

Pesquisa, seleção e tratamento de informação para a elaboração de biografias de autores lidos.

  • Os docentes apresentam a ferramenta “BIO CUBE” (Ver tutorial)

  • Os alunos:
    • Com o auxílio dos docentes, exploram a ferramenta “BIO CUBE” (ver recursos).

    • Recorrendo aos sítios web fornecidos pelos docentes, pesquisam a informação necessária à elaboração da biografia do autor de um livro que tenham lido, atendendo ao que é solicitado na ferramenta “BIO CUBE”.

    • Registam a informação recolhida e resumem-na de forma que possa ser inserida no “BIO CUBE”.

    • Inserem a informação no “BIO CUBE”.
Nota: Na última face do cubo deve ser inserida a bibliografia consultada.

    • Após a impressão da planificação do cubo, ilustram-no e montam-no.

  • Partilha e divulgação: os alunos poderão apresentar as biografias aos colegas da turma e/ ou a outras turmas da escola e/ ou  fazer uma exposição na biblioteca escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Identifica, em contexto de grupo, termos de pesquisa que se adequam ao tema a tratar.
3. Identifica as ferramentas de pesquisa e fontes de informação (impressas ou digitais) fornecidas pelo professor.
4. Realiza pesquisas simples, previamente programadas, avaliando as fontes, de acordo com a sua relevância e autoria.
5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema.
6. Identifica ideias principais, realizando inferências e explorando o sentido global da informação selecionada.
7. Interage e colabora com os pares, apresentando as suas ideias e opiniões.
8. Ordena e regista a informação, estruturando-a de acordo com uma sequência lógica.
9. Identifica normas associadas aos direitos de autor e reconhece a necessidade de as cumprir. 

Atitudes/ Valores:

2. Age de forma metódica e rigorosa. 
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 
4. Respeita os direitos de autor e conexos.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo

 

Recursos

Observações

Proposta adaptada da atividade partilhada pela professora bibliotecária Susana Baião do Agrupamento de Escolas D. João II, Sintra.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard