2.º ciclo
- Trabalhar artes e cultura em ligação ao património local.
- Estimular a criação, com a biblioteca escolar, de desafios educativos ligados às artes e à cultura e alicerçados numa visão integral e humanista do currículo.
- Incentivar a criação de oportunidades de aprendizagem com a biblioteca, acessíveis a todos e que conseguiram formar públicos no âmbito das artes e da cultura.
- Aproximar, a partir da biblioteca, as artes, a cultura e o artista/ autor das pessoas e da realidade.
- Os alunos fazem uma saída de campo para captar fotografias do património cultural (categoria cultura tangível e património natural) para as utilizarem na produção de imagens interativas.
- A turma é dividida em grupos e a cada grupo é atribuído um tópico (monumentos, edifícios, zonas arqueológicas, livros, obras de arte, artefactos, paisagens, formações geológicas, …) para a captura de imagens.
- A biblioteca escolar dinamiza uma sessão formativa sobre as ferramentas Genially e Thinglink.
- Em sala de aula e biblioteca escolar cada grupo seleciona uma fotografia e, após pesquisa de informação (seguindo as orientações dadas pelo docente), torna-a interativa, adicionando-lhe descrições, explicações, factos interessantes e ligações para materiais audiovisuais.
- A biblioteca escolar, na página do blogue destinada aos trabalhos de alunos, fará a exposição de todas as fotos e a sua divulgação à comunidade.
Esta planificação pode ser adaptada a outros níveis de ensino.
Atividade adaptada do Kit Património Cultural .
Anabela Correia dos Santos Penas e Maria do Sameiro de Lima Pereira Costa | Professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves)
Fonte da imagem: eTwinning. Património cultural. https://www.etwinning.net/pt/pub/get-inspired/kits/kit.cfm?id=1321