Media | Refletir | 2.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Bem-estar
Reflexão sobre hábitos digitais e definição de rotinas para equilíbrio digital.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre atividades comuns online e offline.
  • Identificar formas de desligar para manter o equilíbrio entre as atividades online e offline.
  • Criar rotinas de autorregulação.

 

Desenvolvimento

  • Visionamento do vídeo Digital Life 101.

  • Reflexão em grande grupo.
Ideias a abordar: Quais são as vantagens de estar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana?/ Que benefícios existem em fazer coisas que não envolvem meios digitais?/ Qual será a melhor forma de equilibrar a utilização de meios digitais e fazer as coisas offline? Conduzir para a conclusão da necessidade de usar os media de maneira saudável e em equilíbrio com outras atividades da vida (família, amigos, escola, hobbies etc.).

  • Reflexão individual/ em grande grupo:

    • Preenchimento individual da parte 1 da Grelha de reflexão (ver recurso de apoio).

    • Partilha das respostas dos diferentes alunos, com o objetivo de apresentar múltiplas atividades possíveis em ambos os ambientes.

    • Introdução do conceito de hábitos digitais (comportamentos que fazemos com frequência ou regularidade com media e dispositivos digitais).

  • Reflexão individual/ a par: Preenchimento individual da parte 2 da Grelha de reflexão e partilha das respostas a par.

  • Discussão em grande grupo:

    • Indigitação de dois ou três alunos para registarem as “Dicas para desligar” durante o debate.
Nota: cada dica deve ser registada em tamanho grande numa folha de papel.

    • Clarificação do conceito de desligar (envolver-se em atividades que não envolvam dispositivos, aplicações ou internet).
Considerando os hábitos digitais que foram identificados como causadores de mal-estar, o que se poderia fazer nessa situação para desligar?
Exemplos: Desligar a televisão quando não estiver a ver./ Ver apenas um programa de uma série e não clicar em reprodução automática/ Desligar o telefone./ Limitar a quantidade de tempo de jogo online./ Desativar algumas configurações (notificações de aplicações, serviços de localização etc.)./ Selecionar um dia ou horário em que não usam o telefone ou ficam online (durante o jantar, durante a semana, depois da escola, etc.)./ …

    • Afixação das “Dicas para desligar” produzidas durante a discussão.

  • Reflexão individual/ a par: Preenchimento individual da parte 3 da Grelha de reflexão e partilha das respostas a par.

  • Elaboração de cartazes digitais com os desafios que os alunos se auto impuseram.

  • Jogo coletivo com questionário interativo (ver recurso de apoio).

  • Partilha dos cartazes digitais nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.
7. Aplica procedimentos básicos de segurança associados à utilização dos media e à comunicação online (proteção dos dados pessoais e da privacidade).

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media

 

Articulação curricular possível

2.º Ciclo
Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Atividade adaptada de Finding balance in a digital world, proposta pela Common Sense Education.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard