Ler | Comunicar | 1.º Ciclo | Português | Artes Visuais | Compreensão escrita | Escrita | Interculturalidade
Leitura de livro, reflexão sobre o medo e elaboração de carta a refugiado.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender o outro e contribuir para o seu acolhimento.
  • Desenvolver responsabilidade social.
  • Desenvolver competências de leitura.
  • Desenvolver competências de escrita.

 

Desenvolvimento

Leitura de livro, reflexão sobre o medo e elaboração de carta a refugiado.

  • Leitura do livro A cor do meu medo;

  • Discussão em grande grupo:
    • De que é que estas crianças da tua idade e que são obrigadas a abandonar o seu país podem ter medo?
    • De que forma podemos ajudar a tranquilizá-las?
    • Audição do videoclipe de apoio ao livro;

  • Apresentação de proposta de trabalho: escrever uma carta para Yarina que possa contribuir para a tranquilizar;

  • Explicitação da estrutura da carta, mediante análise de modelo.

  • Trabalho a par:
    • Planificação da carta;
    • Aperfeiçoamento da planificação: cada par, junta-se a outro par e em conjunto comentam e aperfeiçoam as duas planificações elaboradas;
    • Textualização da carta;
    • Aperfeiçoamento da carta: cada par junta-se a outro par (desejavelmente diferente do anterior) e em conjunto aperfeiçoam ambas as
    • cartas;
    • Edição das cartas produzidas, por exemplo, num mural digital, com o apoio dos professores.

  • Trabalho em grande grupo: criação de trabalhos de expressão plástica (recortes/ pinturas/ colagens…) sob o mote do videoclipe Pintar o mundo.

  • Divulgação das cartas e registos dos trabalhos de expressão plástica, nos canais digitais da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas.
3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
6. Cria textos originais em formatos variados.

Atitudes/ Valores

3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo

Português
Educação artística/ Artes Visuais
Educação para a Cidadania

 

Recursos

Observações

 Esta proposta de trabalho aplica as quatro fases previstas no projeto Diário de escritas com a biblioteca: Eu aprendiz / Eu escritor/ Eu revisor/ Eu editor.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard