Bibliotecas > Práticas

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Com o objetivo de não esquecer um dos maiores crimes contra a Humanidade, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas Ovar Sul assinalaram o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro). A atividade consistiu na realização de sessões de cinema e sessões de leitura, destinadas aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário. 


Os filmes visionados pelos alunos foram: A Vida é Bela (6. º ano); O Rapaz do Pijama às Riscas (7.º ano); Anne Frank: Vidas Paralelas (9.º ano); e Noite e Nevoeiro (12.ºano). Em alguns casos, foram utilizados guiões de exploração que ajudaram à reflexão sobre as suas mensagens.

Relativamente aos livros, a professora bibliotecária, em conjunto com a equipa da biblioteca, partilhou com os alunos leituras de obras e de textos como: A História de Erika, de Ruth Vander Zee, com ilustrações de Roberto Innocenti; Fumo, de Antón Fortes, com ilustrações Joanna Concejo; Diário de Anne Frank; De Anne Frank a Hitler (…) Cartas que nunca chegaram ao destino, de José Jorge Letria e Em Breve, de Morris Gleitzman. 

No final das sessões, os alunos foram convidados a exprimir os seus sentimentos num mural, construído para o efeito por docentes de Educação Visual e que esteve em exposição, para toda a comunidade escolar. 

A atividade resultou de uma parceria da biblioteca escolar com o Plano Nacional de Cinema, o Plano Nacional das Artes e o Plano Nacional de Leitura.

Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em janeiro de 2022.


Direitos Humanos | Discriminação | Racismo
Objetivos
1. Desenvolver as literacias da leitura e dos media e as literacias fílmica e audiovisual;
2. Promover a criação de uma visão crítica sobre um instrumento de cultura e educação;
3. Possibilitar a interdisciplinaridade e a intertextualidade;
4. Educar para a cidadania e para o usufruto de uma forma de arte coletiva;
5. Formar públicos para o cinema.

Destinatários
Alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário 

Parcerias
Plano Nacional de Cinema
Plano Nacional das Artes
Plano Nacional de Leitura

Data
27.01.2022
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard