Informação | Pesquisar | Tratar | 2.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Várias | Dia Mundial da Língua Portuguesa
Pesquisa e organização de informação para preparar/ realizar uma videoconferência com alunos de outras localidades, regiões ou países.
 
 
 
 

Objetivos

  • Pesquisar e selecionar informação.
  • Localizar geograficamente localidades, regiões ou países.
  • Adquirir conhecimentos relacionados com as localidades, regiões e/ ou países em que habitam os alunos com que vão interagir.

 

Desenvolvimento

Pesquisa e organização de informação para preparar/ realizar uma videoconferência com alunos de outras localidades, regiões ou países.

  • Com vista à preparação da videoconferência, os docentes propõem aos alunos a criação de dois “Bilhetes de identidade”, um relativo à escola/ localidade a que pertencem e o outro relativo à escola/ localidade/ região/ país dos alunos com que vão interagir.

Sugestão de aspetos a incluir: nome da escola; bandeira; brasão de armas; localização geográfica (absoluta, relativa, coordenadas); área total (Km2); capital; língua oficial; outras línguas nacionais/ reconhecidas; população (n.º de habitantes); governo (tipologia); principais atividades económicas, moeda; clima…

  • Em grupos, os alunos pesquisam nas fontes indicadas pelos docentes os dados necessários à construção dos “Bilhetes de identidade”.

Sugestão: os docentes podem dividir os dados a recolher e as fontes de pesquisa pelos vários grupos para evitar repetições.

  • Construção coletiva dos “Bilhetes de identidade” com recurso a uma ferramenta digital (ver recursos).

  • Em grupos, os alunos identificam outros aspetos que gostariam de conhecer sobre os alunos com que vão interagir (livros que estão a ler; desportos que praticam; jogos que utilizam …).

  • Em grande grupo, compilam-se as questões que pretendem colocar.

  • Os docentes estabelecem, com os alunos, os responsáveis pelas diversas intervenções (apresentação do “Bilhete de identidade” e colocação de questões).

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Seleciona termos de pesquisa para orientar a procura de informação.
4. Realiza pesquisas com base nos termos selecionados (…).
5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema (…).
8. Estrutura a informação segundo critérios lógicos, cronológicos, hierárquicos ou outros.

Atitudes/ Valores:

2. Age de forma metódica e rigorosa.
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.

 

Articulação curricular possível

2.º Ciclo
Áreas/ Disciplinas do Ensino Básico
Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard