Suporte > Publicações

Guia Orientador. Aprender com a biblioteca escolar: programa para o desenvolvimento de literacias

De acordo com o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória , a escola é um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências e literacias determinantes para o sucesso académico e profissional e para a aprendizagem efetiva ao longo da vida.

Fruto do reconhecimento, pelas comunidades educativas, da sua relevância para o desenvolvimento de múltiplas literacias, o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (AcBE) tem vindo a ser aplicado, num número crescente de atividades, envolvendo progressivamente mais escolas e turmas. 

Consolidada a sua utilização nas escolas, torna-se, no entanto, necessário assegurar um caráter mais sistemático das ações/ atividades (RBE, 2021, p. 37), condição essencial para que os alunos atinjam os desempenhos definidos, e se garanta a monitorização e avaliação, que permitam aferir, com rigor, o seu nível de desempenho, nas diferentes áreas de literacia.

Neste contexto, importa criar uma abordagem estruturada, metódica, articulada e abrangente da aplicação do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (RBE, 2021, p. 46 - Eixo saberes, linhas de ação 2 e 3).

O presente documento, Guia Orientador. Aprender com a biblioteca escolar: programa para  o desenvolvimento de literacias, constitui-se, assim, como um recurso de apoio, com sugestões dos conteúdos a incorporar num Programa de Literacias.

Documentos
Guia orientador
Guia orientador
Anexo 1 (editável)
Anexo I
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard