Leitura | Ler | 2.º Ciclo | Educação Visual |Português | Leitura em voz alta
Preparação e leitura em voz alta de um texto por semana.
 
 
 
 

Objetivos

  • Melhorar a fluência leitora.
  • Realizar leitura em voz alta.

 

Desenvolvimento

Preparação e leitura em voz alta de um texto por semana.

  • Cada um dos textos a trabalhar é dividido em tantos excertos quantos os alunos da turma, sendo atribuído a cada excerto um número sequencial.

  • No início de cada semana, são distribuídos aos alunos os excertos de textos numerados, de acordo com o número de cada aluno.

  • Ao longo da semana, os alunos preparam a leitura cuidada do excerto que lhes coube.

  • Na aula de Educação Visual, enquanto produzem trabalhos criativos, cada aluno, seguindo a ordem da lista da turma, lê o seu excerto.

  • Desta forma, enquanto trabalham, os alunos ouvem ler um texto, tendo acesso finalmente à globalidade do mesmo.

  • Na aula de português, o texto global é discutido em grupo turma, de acordo com as orientações do professor.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de ficção e não-ficção, progressivamente mais complexas.
3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …).

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Educação Visual
Português 

 

Recursos

  • Um texto (integral ou excerto com unidade de sentido) por semana ao longo do ano.

Observações

Os textos poderão ser selecionados de acordo com a temática que a turma estiver a trabalhar em Educação Visual.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard