|   | DesenvolvimentoPartilha de opiniões sobre livros, estimulando-se a criatividade e a imaginação.  
       Pedir aos alunos que completem as frases:
  
         Era um livro tão interessante, tão interessante, tão interessante que…Era um livro tão aborrecido, tão aborrecido, tão aborrecido que…Era um livro tão fantástico, tão fantástico, tão fantástico que…Era um livro tão bem escrito, tão bem escrito, tão bem escrito que…Era um livro tão gordo, tão gordo, tão gordo que…Era um livro tão misterioso, tão misterioso, tão misterioso que…Era um livro tão verde, tão verde, tão verde que…Era um livro tão triste, tão triste, tão triste que…
 
A partir dos resultados obtidos nas respostas, promove-se o debate de ideias, o contraditório, os exemplos e os contraexemplos, apoiando-se na experiência com os livros que os alunos conhecem. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
 Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura.3. Participa na troca e debate de ideias.
 4. Manifesta espírito crítico
 
 |