Leitura | Compreender | Comunicar |Educação Pré-Escolar | e-book | Expressão plástica | Oralidade
Exploração da leitura digital (articulação texto e imagem) através do jogo e da construção de um livro pop-up.
 
 
 
 

Objetivos

  • Interpretar imagens. 
  • Desenvolver o gosto estético e artístico.
  • Desenvolver competências analíticas e de compreensão.
  • Distinguir a informação essencial da secundária. 
  • Experimentar alguns sítios Web e ferramentas digitais.

 

Desenvolvimento

Exploração da leitura digital (articulação texto e imagem) através do jogo e da construção de um livro pop-up.

  • Em grande grupo as crianças:
    • Exploram álbuns com diferentes características.
[Livros com desafios (visuais e outros); propostas narrativas obtidas com o recurso a diferentes técnicas de ilustração com uma maior presença da fotografia; livros com vários tipos de papel (acetatos, seda, cartão, tecido…); livros com diferentes formatos (acordeão, escada, pequenos, compridos, largos, ...); livros com diferente orientação da página (vertical, horizontal…) mudando a orientação da leitura; pop-up].

    • Realizam desafios a partir dos livros-álbum propostos, que permitam:
      • Identificar uma ilustração e relacioná-la com o livro; 
      • Reconhecer, a partir de um pormenor, a ilustração no seu todo; 
      • Relacionar a ilustração da capa com a imagem do livro; 
      • Identificar o mesmo ilustrador em várias obras; 
      • Relacionar estilos de ilustração, técnicas, materiais utilizados; 
      • Criar o texto para uma ilustração; 
      • Descobrir a ilustração correta (a partir da audição do início, por exemplo).

  • Com o apoio dos professores, as crianças exploram sítios Web: 
    • visionam livros digitais,
    • realizam jogos,
    • criam ilustrações,
    • tomam contacto com autores/ ilustradores…

  • Em grande grupo as crianças criam um Pop-up gigante:
    • Debate sobre: Que história escolher? Inventamos uma? Fazemos uma história circular com os pais?
    • Registo por escrito da história pelos docentes;
    • Elaboração do livro em grandes dimensões: construir as páginas do livro; criar as ilustrações da história; criar as personagens e cenários, em três dimensões. (É possível utilizar várias técnicas (plasticina, papier-maché, pasta de papel, caixas de cartão, …);
    • Montagem do livro em 3D (Pop-up gigante) num espaço central da escola. 

  • Reprodução do livro em formato digital, com a participação das crianças nas várias fases do processo, decidindo modos de: 
    • Preservar o livro para o futuro;
    • Escrever o texto da história (reconto ou original) num processador de texto; 
    • Fazer o registo fotográfico do livro gigante; 
    • Seriar as fotografias de melhor qualidade e as mais importantes para a compreensão da sequência da narrativa; 
    • Organizar a história com o auxílio de uma ferramenta digital para apresentações, utilizando os textos e as fotografias; 
    • Disponibilizar no blogue/ sítio da biblioteca e da escola.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Manuseia e lê livros, por sua iniciativa ou sugestão de outros (educadores, professores e família). 
2. Escolhe livros de acordo com os seus gostos e curiosidade. 
3. Reconhece que a escrita, as imagens e outros media transmitem informação. 
5. Conta, reconta e partilha histórias e leituras. 
6. Inventa e recria histórias, representando-as através da linguagem verbal e não verbal.

Atitudes e valores

4. Manifesta espírito crítico. 
5. Respeita diferentes opiniões. 
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

Recursos

Observações

Esta atividade deve envolver as famílias como forma de prolongamento das aprendizagens:
- Apresentação do projeto em parceria com a biblioteca escolar; 
- Conceção de maletas artísticas para circularem pelas famílias. (Estas maletas devem integrar ilustrações, livros‑álbum, filmes, trabalhos das crianças, enigmas, …)

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard