Objetivos
1. Aprofundar uma cultura de leitura na comunidade escolar e educativa, orientando para mais e melhores leituras, de forma regular e proficiente;
2. Incentivar a leitura e a escrita independentes e por prazer, em distintos contextos, formatos e suportes;
3. Consolidar a transversalidade da leitura, numa perspetiva de integração curricular.
Descrição
O Programa aLeR+ destina-se a apoiar escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na biblioteca e na melhoria da compreensão leitora e do prazer de ler e escrever, pretendendo-se criar uma rede de escolas aLer+.
A partir de 2017, o programa entrou numa segunda fase: aLer+ 2027. Foram então identificados 73 agrupamentos/ escolas aLeR+, grupo de partida para a nova etapa e desde então, anualmente, são abertas novas candidaturas.
Destinatários Comunidade escolar e educativa: alunos, docentes e não-docentes, famílias, amigos…
Parceiro Plano Nacional de Leitura 2027
Data de início 2008
Atualização
[2021.02.10]Publica-se a lista das escolas apoiadas no âmbito da candidatura 2021.
![]() Lista das escolas apoiadas |
Saber mais
Orientações
Rede de escolas aLeR+ 2027
• Lista de escolas 2020;
• Lista de escolas 2018-2020;
• aLeR+ 2027 (fase 0);
• Lista de escolas 2008-2017.