Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Filosofia | Apresentações | Banda desenhada | Cartazes | Infográficos | Murais digitais | Podcasts | Storytelling | Vídeos.
Exploração, de forma crítica e criativa, de conceitos abordados na disciplina de Filosofia. 
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre direitos humanos.
  • Compreender o conceito de igualdade de género.
  • Tomar consciência de estereótipos.
  • Aperfeiçoar a análise de convicções pessoais.
  • Criar um produto mediático sobre um tema que integre as competências de problematização, conceptualização e argumentação. 

 

Desenvolvimento

Exploração, de forma crítica e criativa, de conceitos abordados na disciplina de Filosofia. 

  • Visionamento do trailer “Buddha Collapsed Out of Shame”.
  • Análise e discussão do trailer para enquadramento da questão dos direitos das mulheres como direitos humanos.
 
O que significa dizer que todas as pessoas têm o direito de serem respeitadas na sua dignidade humana?; Que argumentos se podem usar a favor da dignidade humana?; Os papéis de género – são inatos ou adquiridos?; Que diferenças se podem identificar no filme entre as expectativas relacionadas com rapazes e raparigas?; Qual a origem das expectativas identificadas?; A nossa identidade constrói-se em função de estereótipos?; Qual é o género da “razão”? Masculino? Feminino?; Há um direito à diferença assim como um direito à igualdade?; O que é que gostariam que fosse diferente?)
 
  • Trabalho em pequeno grupo: pesquisas complementares sobre o tema; registo de informações, reflexões e conclusões; produção e publicação de um trabalho multimédia. [Videoclipe/ Podcast/ Filme de animação/Banda desenhada/ Storyboard, etc].

Sugestões de pesquisa na Internet:

      • Análise de metas de organizações internacionais sobre esta temática e respetivas campanhas;
      • Personalidades que estudam e/ou defendem os direitos e a dignidade humana;
      • Conceitos associados aos direitos humanos.

  • Apresentação/ divulgação dos trabalhos realizados nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Avalia usos e impactos sociais dos media ( ...). 
3. Infere sobre os propósitos e intenções de mensagens mediáticas numa vasta gama de media.
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e à audiência.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Filosofia
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard