Media | Refletir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Notícias
Reflexão sobre critérios de transmissão de notícias.
 
 
 
 

Objetivos

  • Identificar os principais temas de um telejornal.
  • Verificar o tempo destinado a cada tema.
  • Analisar a ordem das notícias em telejornais.
  • Perceber que a transmissão de notícias obedece a critérios definidos.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre critérios de transmissão de notícias.

  • Conversa informal para introdução ao assunto:
    • Costumam ver noticiários na televisão?
    • Veem o noticiário inteiro ou só parte?
    • Que notícias vos interessam mais?
    • Ver/ ouvir notícias é importante?

  • Distribuição de uma ficha de análise de telejornal.

  • A análise é feita com base em noticiários gravados (sugere-se que sejam no mínimo de dois canais e que sejam todos do horário nobre).

  • Os alunos distribuem-se em pares pelos computadores e/ou tablets. A cada par é atribuído um noticiário e vão preenchendo a ficha de análise de telejornal. (Os docentes devem procurar uma distribuição equilibrada do número de alunos pelos vários noticiários).

  • Segue-se a partilha do que foi observado e a discussão relativa às perguntas feitas.
 
Para prender o espectador, o locutor vai anunciando para mais tarde uma notícia que se sabe ser do interesse de muitos. A ordem das notícias depende de fatores como: a relevância, o sensacionalismo, o facto de ser do interesse de um grande número de pessoas para garantir audiências, … O tempo que é dedicado a uma notícia nem sempre é proporcional à sua importância. A desmesura das notícias relativas ao futebol, …

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública.
3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Português
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard