Media | 3.º Ciclo | Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Cartazes | Filmes | Infográficos | Podcasts | Publicidade
Análise dos conteúdos de uma campanha em prol da sustentabilidade e criação de mensagens e produtos mediáticos para defesa de uma causa.
 
 
 
 

Objetivos

  • Participar ativamente numa campanha.
  • Refletir sobre comportamentos individuais e coletivos.
  • Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em ações ligadas à sua melhoria.
  • Criar um produto mediático.

 

Desenvolvimento

Análise dos conteúdos de uma campanha em prol da sustentabilidade e criação de mensagens e produtos mediáticos para defesa de uma causa.

1. Os docentes orientam os alunos na análise de alguns dos produtos mediáticos[1] disponibilizados no âmbito da campanha O futuro do planeta não é reciclável, explorando a forma como a publicidade pode ser usada para fins não comerciais e para a defesa de causas (a publicidade como comunicação ambiental estratégica).

Possíveis questões orientadoras:
•    Qual é a mensagem transmitida?
•    A quem se destina a mensagem?
•    Quais são os objetivos?
•    Os conteúdos (imagens, texto…) são apelativos/ comoventes/ perturbadores/ preocupantes (…)?
•    Qual é o papel das imagens e dos sons (vídeo, cartazes) na transmissão da mensagem?
 
[1] Anúncio de TV; Making Of do Anúncio de TV; Um País Unido Pelo Futuro - cartazes; Anúncio de Rádio (…).
 

2. Em pequenos grupos, os alunos:

  • Escolhem uma causa que queiram defender (ambiental; animais abandonados; voluntariado; recolha e distribuição de bens alimentares ou outros…).
  • Redigem textos curtos/ slogans que apelem à participação nessa causa e/ ou transmitam a mensagem a ela associada.
  • Selecionam imagens significativas que sustentem/ enfatizem as suas afirmações, 
  • Com os textos e imagens, criam infográficos, vídeos, cartazes, spots para a rádio escola/ rádio local.

3. Os trabalhos são divulgados nos canais de comunicação da biblioteca e do agrupamento, na rádio local, …

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.
5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências.

Atitudes/ Valores:

3. Revela criatividade no uso dos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Português
Cidadania e Desenvolvimento 

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard