Operação 7 Dias com os Media

Operação 7 Dias com os Media

Objetivo 
Refletir e discutir os usos e o impacto dos media e das redes sociais na vida individual e coletiva.

Descrição
Trata-se de uma iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), que a RBE integra. Escolas, bibliotecas, universidades, instituições da sociedade civil e cidadãos em geral são convidados a promover atividades que suscitem a atenção e discussão em torno dos media e das redes sociais. Ocorre anualmente em  maio, na semana do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, mas pode ser  promovida em data mais conveniente para a entidade organizadora.

Destinatários Professores e alunos de todos os níveis de ensino. Famílias e cidadãos em geral

Parceiros Comissão Nacional da Unesco (CNU), Conselho Nacional da Educação (CNE), Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS), Direção-Geral da Educação (DGE), Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT),  Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027),  Rádio e Televisão de Portugal (RTP) 

Data de início 2012-2013


Atualização

Nos próximos dias 3 a 9 de maio, tem lugar mais uma edição 7 Dias com os Media, uma iniciativa anualmente promovida pelo GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática. Cidadãos e instituições - escolas, bibliotecas, associações, clubes, meios de comunicação social, plataformas digitais, universidades, famílias… - são convidados a criar uma ação (workshop, webinar, vídeo, apresentação, podcast, jogo, etc.) que tenha por foco o uso dos media e os seus efeitos na vida individual e coletiva. Num período em que os media se tornaram ainda mais presentes nas nossas vidas, esta reflexão é fundamental.

Atendendo ao contexto provocado pela pandemia Covid-19, o GILM sugere como temas centrais desta edição: a infodemia, a desinformação e as desigualdades sociais e digitais. No entanto, outros temas podem ser abordados para ir ao encontro do propósito fundamental da iniciativa: desenvolver um olhar e uma atitude mais crítica sobre a forma como usamos os media e como, através deles, comunicamos e nos expressamos.

Participe nesta semana dos media e registe a sua atividade no sítio da iniciativa!

NOTÍCIAS