Operação 7 Dias com os Media

Operação 7 Dias com os Media

Objetivo 
Refletir e discutir os usos e o impacto dos media e das redes sociais na vida individual e coletiva.

Descrição
Trata-se de uma iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), que a RBE integra. Escolas, bibliotecas, universidades, instituições da sociedade civil e cidadãos em geral são convidados a promover atividades que suscitem a atenção e discussão em torno dos media e das redes sociais. Ocorre anualmente em  maio, na semana do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, mas pode ser  promovida em data mais conveniente para a entidade organizadora.

Destinatários Professores e alunos de todos os níveis de ensino. Famílias e cidadãos em geral

Parceiros Comissão Nacional da Unesco (CNU), Conselho Nacional da Educação (CNE), Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS), Direção-Geral da Educação (DGE), Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT),  Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027),  Rádio e Televisão de Portugal (RTP) 

Data de início 2012-2013


Atualização

No sítio da edição 7 Dias com os Media sem sair de casa 2020 estão disponíveis, na página Desafios, vários recursos e propostas de atividade que visam um uso mais competente de diversos media – do telemóvel ao cartoon – assim como suscitar diferentes reflexões em torno das suas utilizações e do atual universo mediático. A página Iniciativas contém um leque abrangente de atividades realizadas por escolas e bibliotecas, universidades e outras instituições que são publicadas ano a ano, a fim de inspirarem atividades semelhantes.

A edição 7 Dias com os Media 2021 a ter lugar em maio, como habitualmente, será oportunamente divulgada.

NOTÍCIAS