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Estudo e compreensão do fenómeno das notícias falsas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Conhecer o conceito de notícias falsas. 
  • Usar estratégias para identificar notícias falsas.
  • Compreender o efeito das notícias falsas.

 

Desenvolvimento

Estudo e compreensão do fenómeno das notícias falsas.

  • Os professores conversam com os alunos sobre o conceito de fake news ou notícias falsas. 
    Os alunos contribuem para a conversa, dizendo o que sabem sobre o assunto e dando os exemplos que conhecem.

Os docentes deverão deixar clara a distinção entre notícias falsas e notícias dadas por engano, por se ter querido cobrir um acontecimento depressa demais, por exemplo. Trata-se de notícias inventadas com a intenção de enganar, de influenciar a opinião pública, de obter likes, … Sempre existiram, mas agora de uma forma muito amplificada por ser muito fácil espalhá-las pelas redes sociais. Já são usadas em manobras políticas entre estados.

  • Em pequeno grupo, os alunos analisam os vários instrumentos disponibilizados pela biblioteca escolar para identificar notícias falsas e escolhem um para orientar a tarefa que vão realizar a seguir.

  • Cada grupo fica responsável por uma das notícias fornecidas pelos professores. Depois da leitura dessa notícia e tendo em conta o instrumento escolhido, identifica os indícios que, na notícia, podem levar a classificá-la como falsa, seguindo as estratégias indicadas no instrumento.

  • Esta tarefa pode ser realizada com recurso a um mural digital criado para o efeito, de forma a que, no final, cada grupo possa afixar a notícia que leu, o instrumento que usou e as suas conclusões. 

  • Discussão em grande grupo (concluir da importância de utilizar estratégias de deteção para não sermos enganados).

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública.
3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.
5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências.
6. Realiza e justifica a escolha de produtos mediáticos, com base em critérios de valor (relevância, impacto, atualidade, qualidade estética, fiabilidade, ...)
8. Interpreta criticamente situações em que a ética na comunicação foi infringida, atuando para as prevenir ou ultrapassar (netiqueta, direitos de imagem, respeito, propriedade intelectual, …).

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Português
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

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