Media | Refletir | Produzir | 2.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Ensino não presencial | Notícias falsas | Murais digitais
Abordagem do conceito de notícias falsas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Distinguir entre factos e opiniões.
  • Compreender o conceito de “notícia falsa”.

 

Desenvolvimento

Abordagem do conceito de notícias falsas.

  • Em grande grupo, explicação dos conceitos facto e opinião pelos professores.
  • Em pequeno grupo:
    • Análise de alguns recortes de imprensa e classificação do seu conteúdo como facto ou opinião;
    • Visionamento do vídeo Alguém falou em fake news?
    • Resposta a algumas questões sobre o vídeo.

  • Em grande grupo, partilha e discussão das conclusões dos vários grupos de trabalho.

  • Em pequeno grupo, elaboração de frases para uma campanha de alerta sobre notícias falsas e publicação das mesmas num mural digital.

  • Publicação das frases elaboradas nos canais de comunicação da biblioteca e divulgação por vários espaços da escola.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Interpreta mensagens dos media, identificando propósitos implícitos (factos, opiniões, tendências, …).
5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Português

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Esta atividade foi implementada numa versão totalmente a-distância, partilhada pela biblioteca da Escola Básica da Venda do Pinheiro, Mafra 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard