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Reflexão sobre videojogos e as suas estratégias. Debate sobre o tempo gasto a jogar.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre os próprios hábitos de consumidor de videojogos.
  • Conhecer características dos videojogos.
  • Aprender a gerir o tempo de jogo.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre videojogos e as suas estratégias. Debate sobre o tempo gasto a jogar.

  • Breve levantamento das atividades que os alunos gostam de fazer nos seus tempos livres:
    • Escrever as cinco atividades preferidas;
    • Pedir aos alunos que tenham assinalado “jogar” que levantem o braço e verificar de que tipo de jogos se trata.

  • Conversar com os alunos sobre o que é para eles jogar
    • Num jogo, têm sempre de existir adversários?
    • Que tipos de jogos conhecem? (desportivos, de rua, de mesa – de tabuleiro, de cartas, de peças, de sociedade,… videojogos).

  • Pedir aos alunos que analisem as listas escritas em 1. e que levantem o braço se escreveram videojogos, ou algum videojogo em particular. Perguntar-lhes por que motivos gostam de jogar.

  • Pedir, sobretudo aos que assinalaram videojogos, contributos sobre as vantagens que encontram nos mesmos
 
(aumentam a concentração, melhoram os reflexos, desenvolvem a capacidade de resolver problemas, são divertidos, …)
 
  • Perguntar à turma: “O que é que os fabricantes de jogos fazem para nos criar vontade de jogar sempre mais?” e ir registando os contributos dos alunos.
 
Por exemplo: 
- É agradável ter sucesso, ultrapassando vários níveis. Muitas vezes ganha-se prémios ou incentivos.;
- Há prémios que aparecem ao acaso e não dependem do sucesso.
- É agradável ter sucesso, ultrapassando vários níveis. Muitas vezes ganha-se prémios ou incentivos.
- Há prémios que aparecem ao acaso e não dependem do sucesso, permitindo ganhar mais pontos ou mais vidas. Assim, mesmo quem não joga muito bem, fica “preso”.
- Quando o jogo é em equipa, cada jogador tem obrigações para com os outros.
- Muitos jogos levam a mundos diferentes, de fantasia que é divertido ou emocionante conhecer e que fazem esquecer as coisas aborrecidas da vida.
- Há jogos que aplicam penalidades ou castigos por pararmos de jogar.
- …
 
  • Dividir a turma em dois grupos, para um debate baseado nas seguintes interrogações: Eu domino o jogo? Ou é o jogo que me domina?
  • Cada grupo irá defender, em role-playing, uma das opiniões:
    • São os jogadores que dominam o jogo.
    • Muitos jogadores são dominados pelo jogo.
  • Organizar um debate, em jeito de Prós e Contras, em que docente da turma e professor bibliotecário são moderadores.
 
Tópicos passíveis de discussão:
- Quais os aspetos positivos e negativos dos videojogos?
Positivos - Aumentam a concentração, melhoram os reflexos, desenvolvem a capacidade de resolver problemas, são divertidos, …
Negativos – Podem provocar dependência, impedem-nos de fazer atividade física e/ou de experimentar atividades criativas, diminuem o convívio com família e amigos,…
- Quais os sinais de dependência que podemos identificar?
- Que estratégias usar para que seja o jogador a dominar o jogo?
 
  • Concluir elencando e registando essas estratégias num mural digital:
 
- Fazer um plano/ horário
- Pensar nos jogos como um encontro com um amigo: é num certo local, a uma certa hora e durante um determinado tempo.
- Em vez de gastar de uma só vez o tempo planeado para jogar, reparti-lo por momentos ao longo do dia.
- Alternar o jogo com atividades criativas (desenhar, experimentar receitas, escrever histórias,…) ou atividade física.
- …

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.
6. Escolhe produtos mediáticos tendo em consideração quem os produz e o público a que se destinam, explicando as razões da sua escolha.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
TIC

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Atividade adaptada a partir de: Media Smarts. Game time.
Esta atividade pode servir de base a uma ação preparada com os/ pelos alunos e destinada a pais e encarregados de educação.

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