Media | Refletir | Produzir | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Artística - Artes Visuais | Cartazes | Dados pessoais
         
        
       
        
         
          
           
            Reflexão sobre informações pessoais na Internet.
             
          
            
            
          
            
            
           
           
          
         
       
         
         
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      Objetivos  
       
       - Distinguir informação pessoal de informação latu sensu.
  
       - Identificar perigos associados à revelação de dados pessoais, discriminando o tipo de informação que se pode divulgar.
  
       - Participar ativamente na discussão do grupo turma e reconhecer normas de conduta e segurança.
  
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      Desenvolvimento Reflexão sobre informações pessoais na Internet.  
       
       - Promoção de um debate com o objetivo de levar os alunos a perceberem que as informações pessoais são aquelas que nos permitem diferenciar as pessoas umas das outras.
  
        (Para orientar o debate, ver Recursos: Guião de questões indutoras de reflexão) 
       
       - Elaboração de um cartaz coletivo com o objetivo de se enunciarem regras sobre o tipo de informações pessoais que podem ou não divulgar
  
        (Exemplos: divulgarem apenas as informações pessoais aprovadas pelos professores e pais; reportar situações de abuso a terceiros, etc.). 
       
       - Exploração de aplicações:
 Explorar recursos da Seguranet para consolidação dos conhecimentos adquiridos.  
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      Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades:  7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação em linha (...).  Atitudes/ Valores:  4. Reconhece a fronteira entre o público e o privado.      |  
    
 
     
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      Articulação curricular possível 1.º Ciclo  Educação Artística – Artes visuais
  Cidadania e Desenvolvimento      |  
    
 
     
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      Recursos 
       
       - Guião de questões indutoras de reflexão (para orientar o debate):
   
         
         - Em que aspetos é que somos todos iguais? (temos um corpo; etc…);
  
         - É o facto de termos olhos castanhos que nos torna muito diferentes das outras pessoas? 
  
         - Um angolano é muito diferente de um português?
  
         - Se duas pessoas têm o mesmo nome como as podemos diferenciar? (o apelido; a morada; etc.);
  
         - Que tipo de informações nos torna especiais (acrescentar pormenores ao nome próprio - apelidos, naturalidade, familiares, idade, sexo, tempos livres, interesses, escola que frequenta, rua onde mora, n.º de telefone, etc.)
 
   
            
       - Recursos Seguranet
  
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      Observações Na sequência desta atividade, pode promover-se uma campanha na escola sobre o uso seguro da Internet para os alunos divulgarem aos seus colegas o material que construíram.   |