Media | Refletir | Educação Pré-Escolar | Ensino não presencial | Publicidade
Reflexão sobre estereótipos de género.
 
 
 
 

Objetivos

  • Perceber que os media estão presentes no quotidiano e que influenciam o modo como vemos o mundo;
  • Emitir opiniões sobre o conteúdo de produtos mediáticos;
  • Observar comportamentos através de situações que vão ocorrendo na vida do grupo, e refletir sobre estereótipos culturais referentes aos homens e às mulheres.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre estereótipos de género.

  • (Momento assíncrono) O professor bibliotecário envia os recursos vídeo à educadora que partilha os vídeos do Conjunto 1 com os encarregados de educação das crianças do seu grupo, solicitando o seu visionamento (sem leitura das legendas) antes da sessão síncrona.
Serão acompanhados de um pequeno guião, com questões do tipo “Houve alguma situação que tenhas achado estranha? (Se sim, pedir que cada um explique porquê e tentar perceber os motivos). Haverá atividades que são mais “de menina” ou “de menino”? Os pais podem partilhar com o educador o registo dessas conclusões.

  • Numa sessão síncrona, o educador e o professor bibliotecário dinamizam uma pequena conversa que parta da exploração dos vídeos, retomando a questão: Haverá atividades que são mais “de menina” ou “de menino”? E tarefas, haverá tarefas próprias “de homem” ou “de mulher”? Que atividades/profissões é costume vermos mais mulheres fazerem? E homens? Porque dizemos isso? Será que os anúncios que vemos na televisão também ajudam a que pensemos assim? Lembram-se de algum?

  • (Momento assíncrono) O educador desafia as crianças a registarem graficamente as suas conclusões e a partilharem os seus desenhos com o grupo.

  • O educador partilha o Conjunto 2 dos recursos vídeo, disponibilizados pelo professor bibliotecário, com os encarregados de educação das crianças do seu grupo, solicitando o seu visionamento antes da sessão síncrona.
Serão acompanhados de um pequeno guião, que retomará as questões abordadas na sessão síncrona anterior: Haverá atividades que são mais “de menina” ou “de menino”? E tarefas, haverá tarefas que são só de homem ou de mulher?

  • (Momento assíncrono) O educador desafia os alunos a pensarem se mudaram de ideia em relação a alguma atividade ou profissão que “afinal” possa ser desempenhada por qualquer pessoa, independentemente do género, a registarem graficamente as suas conclusões e a partilharem os seus desenhos com o grupo.

  • Numa sessão síncrona, o educador explora o livro Todos fazemos tudo, numa abordagem de diálogo com o grupo, brincando e discutindo as diferentes possibilidades dadas pelo livro-jogo, até ao limite de tempo que corresponda ao interesse das crianças.

  • O educador desafia os alunos a reproduzirem a ideia do livro, com dois desenhos, cortados ao meio, que reproduzam atividades ou profissões que “afinal” possam ser desempenhadas por qualquer pessoa, independentemente do género. Os registos serão depois partilhados com o grupo.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Reconhece os media mais comuns (imprensa, rádio, televisão, cinema, redes sociais digitais, jogos, ...).
2. Percebe que os media estão presentes no seu quotidiano.
3. Emite opiniões sobre o conteúdo de filmes, jogos ou outros produtos mediáticos.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

 

Recursos


(A Disney tem procurado desconstruir a tradicional imagem das princesas. Filmes lançados recentemente trazem histórias de meninas que decidiram encarar seu destino sem seguir o que foi prédeterminado para elas. O “desprincesamento” da Disney ganhou até uma campanha. A série #SouPrincesaSouReal (#DeamBigPrincess) mostra que meninas podem fazer o que quiserem)

Observações

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard