|   | DesenvolvimentoAtividade para conhecimento dos principais media com visitas a jornais/ rádios. 1.º Momento (desafio a ser trabalhado pelo educador) - seleção do livro preferido.  
       Brainstorming sobre os livros que se leram ao longo de um mês;Registar, em papel cenário, todos os títulos, verificando se as crianças recordam os títulos lidos;Registar, em papel cenário, os títulos dos livros mais votados, percebendo quais os preferidos das crianças e como verbalizam (ou não) o motivo da escolha;Registar as frases das crianças sobre os livros eleitos e, em cada frase, mencionar o nome da criança que a proferiu (reforçando questões de autoria). 2.º Momento (na biblioteca) - procura dos títulos selecionados.  
       Procurar nas estantes os livros selecionados;Comparar títulos e autores;Propor ao grupo a possibilidade de recomendar aos colegas, amigos e pais, a leitura destes livros fantásticos;Provocar o debate: Onde? No Jornal? Na TV? No computador? Levantar as várias possibilidades… (rádio local, jornal local ou computador). 3.º Momento (desafio conduzido pelo educador) - visitas ao meio local: jornal e rádio.   
        Visitar a rádio e jornal locais;Registar, em grande grupo e através do desenho e da escrita, o que foi sendo descoberto. Diferença entre os media. O que é necessário para fazer a notícia…no jornal e na rádio (debate de ideias). 4.º Momento (na biblioteca) - decisão sobre a forma de fazer a notícia.  
       Registar a decisão sobre o formato de publicação.Planificar as ações a desenvolver:
  
         Recordar as regras para a elaboração de notícia;      Recapitular os motivos para a escolha dos livros propostos como leitura aos amigos, pais…
 
Produzir a notícia:
 
  
         Opção A: 
           
           Gravar em podcast as mensagens das crianças referentes aos livros a sugerir;Editar em mp3.
 
Opção B: 
           
           Escrever em processador de texto as ideias de cada criança;Mencionar em cada frase o nome do autor;Criar uma pasta com os textos.
 
Enviar a notícia para a rádio/ imprensa local.Dar conhecimento aos pais das formas de acesso às notícias produzidas. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 1. Reconhece os media mais comuns;5. Utiliza as funcionalidades básicas de ferramentas digitais para comunicar.
 6. Exprime gostos e preferências pessoais em relação a produtos mediáticos.
 7. Conhece (…) regras que orientam comportamentos em relação aos media.
 Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
 7. Colabora com os outros enquanto (…) produtor de media.
 
 |