Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | Ensino Secundário | Português
Realização de pesquisas e preparação de uma exposição sobre a importância da língua portuguesa no mundo.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre a presença e a importância da língua portuguesa no mundo.

 

Desenvolvimento

Realização de pesquisas e preparação de uma exposição sobre a importância da língua portuguesa no mundo.

  1. Em pequeno grupo, os alunos:
    • Exploram a página oficial da Comissão Nacional da UNESCO sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa;
    • Visionam atentamente o vídeo Dia mundial da língua portuguesa, Spot by Camões.

  2. Em grande grupo, os alunos:
    • Debatem a veracidade das afirmações do vídeo anterior e sobre o que podemos fazer para afirmar cada vez mais a nossa língua no mundo; 
    • Conversam com os professores sobre o trabalho a realizar e a forma/ ferramenta que vão escolher para o apresentar; 
    • Formam grupos e atribuem a cada grupo uma das afirmações do vídeo.

  3. Em pequeno grupo, os alunos:
    • Pesquisam informações que permitam provar as afirmações;
    • Realizam o seu trabalho, tratando a informação recolhida;
    • Elaboram uma exposição virtual com os produtos elaborados;
    • Apresentam à turma a exposição preparada, complementando-a com as informações consideradas necessárias.

  4. O professor bibliotecário agrega todas as exposições produzidas e disponibiliza-as nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Recolhe e seleciona informação em fontes de informação primárias, secundárias e terciárias, incluindo dados e recursos educativos abertos.
6. Extrai, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e integrando-os no seu sistema de conhecimentos, comportamentos informacionais e valores.
7. Colabora, partilha e discute com os outros os resultados, ideias e conclusões do trabalho realizado, retrocedendo ou avançando no processo de informação, de acordo com as necessidades detetadas.
8. Organiza e representa a informação coligida, usando diferentes métodos e tecnologias para a registar e gerar novo conteúdo a partir dela.

Atitudes/ Valores:

3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
4. Respeita os direitos de autor e conexos.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.

 

Articulação curricular possível

Ensino secundário
Português

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard