Informação | Produzir | 3.º Ciclo | Educação Visual | História | Português | Mapas mentais | Roteiros digitais
Elaboração de um roteiro artístico com recurso à metodologia de trabalho de projeto.
 
 
 
 

Objetivos

  • Relacionar a emergência do modernismo com as transformações socioeconómicas que antecedem a 1.ª Grande Guerra.
  • Compreender o âmbito, trajetória e influência da arte gerada a partir do início do século XX.
  • Distinguir a diversidade de manifestações culturais existente em diferentes tempos e lugares.
  • Conhecer obras e artistas associados às propostas estéticas do modernismo.
  • Expressar pontos de vista e apreciações críticas sobre as obras.
  • Desenvolver capacidades na área da pesquisa, organização e uso da informação.
  • Promover a utilização de tecnologias digitais na elaboração e produção de trabalhos escolares.

 

Desenvolvimento

Elaboração de um roteiro artístico com recurso à metodologia de trabalho de projeto.

  • Apresentação do tema e indicação de algumas fontes documentais que servirão de base ao trabalho de pesquisa (ver recursos).

  • Apresentação de ferramentas digitais para realização do trabalho (ver recursos).

  • Divisão da turma em pequenos grupos e distribuição pelos mesmos, de diferentes subtemas de pesquisa.
Sugestões:
Picasso e o Cubismo; 
Matisse e o Fauvismo;
Kandisnsky e o Abstracionismo; 
Klee e o Expressionismo;
Marinetti e o Futurismo; 
Malevitch e o Construtivismo; 
Duchamp e o Dadaísmo; 
Miró e o Surrealismo; 
Almada e o Modernismo em Portugal, ….
 
  • Planificação do roteiro, através da criação de um mapa mental (ver recursos).

  • Pesquisa autónoma de informação sobre os subtemas dos diferentes grupos, utilizando os recursos propostos ou outros.

  • Seleção e avaliação da informação encontrada em formato texto, imagem e vídeo, atendendo às condições de licenciamento de conteúdos, propriedade intelectual e direitos de autor.

  • Armazenamento e organização da informação relevante num espaço virtual partilhado (Ex. Google Drive, …).

  • Elaboração do roteiro artístico usando a ferramenta Google Tour Builder (ver recursos).

  • Discussão e avaliação dos trabalhos.

  • Divulgação do roteiro nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Explora uma variedade de termos de pesquisa para obter informação mais específica.
3. Define uma metodologia de pesquisa, selecionando ferramentas e alargando o leque das fontes de informação (impressas ou digitais) a que acede.
8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.
12. Usa ambientes tradicionais, ferramentas Web ou redes sociais para partilhar as aprendizagens realizadas.

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 
4. Respeita os direitos de autor e conexos.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas. 
6. Aceita a crítica.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Educação Visual
História
Português

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard