Programa aLeR+ 2027 • Atividades em destaque

aLer+

No final de 2018-2019, as escolas aLeR+ 2027 destacaram uma atividade de entre as várias que desenvolveram ao longo do ano letivo. A equipa nacional do projeto apreciou essas atividades e elegeu dez, entre muitas, que considerou serem inovadoras e terem potencial para inspirarem outras escolas.

AE Castro Verde Agrupamento de Escolas Castro Verde
Localidade Castro Verde
DGEstE/ DSR Alentejo
Atividade CastroLê+ com TODOS
Resumo No âmbito das várias atividades realizadas, destacamos a Estafeta da Leitura Inclusiva CastroLê+ com TODOS, que decorreu em fev/ março/ abril, com a participação de toda a comunidade educativa e envolvendo a comunidade local. Alunos do pré-escolar ao ensino secundário do Agrupamento, integrados em turmas, grupos, ou individualmente, escolheram e prepararam leituras em diferentes suportes e formas de narrativa/ representação, tendo como finalidade a partilha e a articulação entre ciclos, reforçando a identidade de pertença a uma comunidade aLeR+, dando valor e visibilidade ao nosso projeto CastroLê+2027.
Registo de um dos momentos de partilha de leituras [Web]
 
AE Padre António Marins de OliveiraAgrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira
Localidade Lagoa
DGEstE/ DSR Algarve
Atividade Leio e partilho
Resumo Os alunos selecionam textos do seu agrado de tipologia diversa, preparam a sua leitura individualmente ou em grupo e gravam podcasts na biblioteca escolar. Estes podcasts servem de base à realização de filmes no Movie Maker e são transmitidos na Rádio Lagoa na rubrica "Espamol nas ondas da Rádio". As leituras são também partilhadas com os pais/  famílias, que são convidados para pequenas apresentações na biblioteca escolar. Estas leituras têm tido muito impacto na promoção da leitura, na melhoria das capacidades leitoras dos alunos e no envolvimento das famílias e comunidade local.
Fotografias [Web]
 
AE São Martinho do PortoAgrupamento de Escolas São Martinho do Porto
Localidade Alcobaça
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Atividade Quem é quem?
Resumo Atividade de promoção da leitura e do livro, em contexto da Semana da Leitura/ Dias Abertos do Agrupamento. Incluiu a organização da exposição “Quem é quem?”, constituída por trabalhos de alunos das turmas do 8.º ano do ano transato, no decorrer de um projeto desenvolvido no âmbito do “Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar”. Esta exposição foi o ponto de partida para o desenvolvimento de um ateliê que teve nove sessões dirigidas a turmas dos 2.º e 3.º ciclos (2 de 5.º, 3 de 6.º, 4 de 8.º anos). Prevê-se a pintura de murais no espaço exterior da escola, replicando 3 dos trabalhos expostos.
Fotos, explicação e filme do resultado final [Web]
 
AE D. Maria IIAgrupamento de Escolas D. Maria II
Localidade Sintra
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Atividade Leituras (Com)Prometidas
Resumo A atividade visa a promoção da literacia da leitura mas assume-se, também, como multicultural e inclusiva pela abordagem ao tema dos refugiados. Após uma breve apresentação da professora bibliotecária sobre a situação dos refugiados, os alunos leram alguns dos textos da coletânea “Uma Terra Prometida – Contos sobre refugiados” organizada por José J. Letria. Destaca-se aqui o trabalho desenvolvido sobre o conto “Déjeuner sur l’Herbe com Alguém a Afogar-se” de Afonso Cruz. Os alunos prepararam, na aula de Português, uma leitura dramatizada do conto e apresentaram-na à comunidade escolar/ pais/ EE na biblioteca.
Notícia [Web]
 
AE Martinho ÁriasAgrupamento de Escolas Martinho Árias
Localidade Soure
DGEstE/ DSR Centro
Atividade O Circo das Palavras
Resumo Decorrente de uma atividade de pós-leitura de “O Circo das Palavras Voadoras”, de Álvaro Magalhães, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sugerem brincar com as palavras, construindo “O Circo das Palavras”. Esta prática de articulação curricular entre a biblioteca escolar e a sala de aula proporciona o encontro entre os livros, a escrita, as artes performativas e o lúdico. Partindo de textos multimodais e de pesquisas, recria-se, através da leitura e da escrita, o universo imaginário do circo, num espetáculo para a comunidade, construído com textos narrativos, poéticos, canções, adivinhas, lengalengas, trava-línguas e músicas, povoado por bailarinas, mágicos, malabaristas, trapezistas, domadores e palhaços que libertam a criatividade e imaginação.
Apresentação da atividade [Web]
 
AE de Santa Comba DãoAgrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Localidade Santa Comba Dão
DGEstE/ DSR Centro
Atividade Livros que nos fazem crescer
Resumo Em conjunto o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra vamos promover junto dos alunos do 1.º ciclo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fixados pela ONU incentivando o gosto das crianças pela leitura e levá-las participar na construção de um mundo mais seguro, saudável e sustentável. Para cada um dos ODS, propõe-se um livro, uma história para descobrir a meta a atingir, seguindo-se uma atividade a desenvolver em sala de aula. No AE de Santa Comba Dão foi desenvolvido quinzenalmente pela professora bibliotecária com as docentes titulares das turmas envolvidas dos três Centros Escolares.
Explicitação da atividade (4.ª notícia da página) [Web]
 
AE de AbaçãoAgrupamento de Escolas de Abação
Localidade Guimarães
DGEstE/ DSR Norte
Atividade Comunidade de Leitores Digitais
Resumo Para aprofundar um ambiente integral de leitura, promovendo a utilização das novas tecnologias e desenvolver o prazer de ler na Comunidade Educativa, foi criado o projeto Comunidade de Leitores Digitais. Ao longo do ano, alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação partilham as suas leituras através de um Padlet. A biblioteca sugere leituras e modera os comentários. Estes murais digitais encontram-se disponíveis no blogue da biblioteca. A partilha de leituras também é presencial, no final de cada período, no auditório da escola sede.
Blogue com os murais das várias comunidades [Web]
 
AE Dr. Júlio MartinsAgrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins
Localidade Chaves
DGEstE/ DSR Norte
Atividade Ler na Cadeira do Rei / Gostei porque li…
Resumo Leitura responsabilizante, semanal, enquadrada nos objetivos curriculares que desenvolve a leitura, expressão oral e escrita, capacidade de síntese e competências digitais. O aluno prepara a leitura em casa e lê para os colegas da turma, vestido de rei/ rainha. No final, coloca 3 questões aos colegas, elaboradas e trabalhadas em casa com o auxílio dos pais. Posteriormente, os colegas questionam o leitor. No final, com a turma esboça uma sinopse do livro (máx.5 linhas) e autonomamente regista-a numa ficha de leitura no computador, disponibilizada no blogue da biblioteca escolar, em livro impresso e e-book.
Notícias do desenvolvimento da atividade [Web]
Opinião dos alunos sobre os livros [Web]
 
AE Pintor José de BritoAgrupamento de Escolas Pintor José de Brito
Localidade Viana do Castelo
DGEstE/ DSR Norte
Atividade Cine poesia…
Resumo Projeto pedagógico que aborda o texto poético e proporciona um espaço de criação audiovisual. Durante a ação, os alunos de uma turma são divididos em grupos de trabalho (3 ou 4 alunos) e cada grupo realiza um vídeo a partir de um poema previamente escolhido. Todo este processo conta com a monitorização de um elemento da equipa da biblioteca escolar, da professora de português das turmas envolvidas e de um técnico da associação parceira. Todos os trabalhos produzidos são apresentados publicamente e ficam alojados na plataforma “Lugar do Real”.
Este projeto enquadra-se numa parceria que já conta com alguns anos de trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a Associação Ao Norte, empresa de audiovisual.
Vídeo 1 [Web]
Vídeo 2 [Web]
Vídeo 3 [Web]
Vídeo 4 [Web]
 
AE de ErmesindeAgrupamento de Escolas de Ermesinde
Localidade Valongo
DGEstE/ DSR Norte
Atividade Personalidade em destaque
Resumo Levantamento de sugestões de personalidades por departamento curricular. Calendarização mensal da atividade.
Seleção da(s) turma(s) a envolver. Pesquisa de informação pelos alunos e docentes da personalidade selecionada de diferentes áreas: Literatura, Ciência, Matemática, Artes plásticas, Música, Cinema, Banda desenhada, Artesanato, Desporto, Direitos humanos, História, Religião, Política, Cidadania,... Elaboração de uma síntese biográfica. Divulgação à comunidade da síntese biográfica, em formato de cartaz. Jogo/ concurso no Dia do Agrupamento.
Cartazes [Web]
Jogos de exploração da exposição [Web]
Newsletter com notícia [Web]

Veja também: Programa aLeR+ 2027

NOTÍCIAS