Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | 2.º Ciclo | Várias
Criação de um jogo interativo para consolidação de conhecimentos e aprendizagens.
 
 
 

Objetivos

  • Usar o jogo interativo e a componente lúdica como elementos potenciadores da aprendizagem e do gosto de aprender.
  • Fomentar a colaboração e o espírito de entreajuda dos alunos.

 

Desenvolvimento

Criação de um jogo interativo para consolidação de conhecimentos e aprendizagens.

  • Divisão da turma em grupos e distribuição aleatória a cada um dos tópicos dos conteúdos curriculares dados.

  • Cada grupo procura e revê com base nos materiais existentes à sua disposição na biblioteca escolar, a informação sobre o que aprendeu no tópico atribuído ao seu grupo e constrói, com a orientação dos docentes, 5 perguntas de resposta múltipla sobre o mesmo.

  • Publicação, pelos docentes, do quiz de cada grupo no Kahoot (ou outra ferramenta similar).

  • Os jogos são projetados na sala e o pin de cada um é fornecido para que todos os grupos possam aceder-lhes e jogar:
    • Cada grupo escolhe um aluno que será o seu porta-voz e terá sempre a responsabilidade final da resposta dada;
    • Cada grupo participa na resolução de todos os questionários menos no que foi criado por si;
    • À medida que vão respondendo, os alunos vão testando os seus conhecimentos e corrigindo as respostas erradas com a ajuda dos alunos que elaboraram as respetivas questões;
    • Ganha o jogo, o grupo que responder de forma acertada e mais rápida ao maior número de perguntas dos questionários.

  • Divulgação dos questionários nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema, confrontando fontes.
8. Estrutura a informação segundo critérios lógicos, cronológicos, hierárquicos ou outros.
11. Escolhe um formato ajustado aos conteúdos a apresentar, usando as ferramentas adequadas (digitais ou outras).

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.

 

Articulação curricular possível

Áreas/ Disciplinas do 2.º Ciclo do Ensino Básico

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard