Informação | Pesquisar | Tratar | 1.º Ciclo | Brainstorming
Exploração de uma história contada em diferentes linguagens e aprofundamento de conhecimentos sobre o bailado.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender que o bailado clássico é uma forma criativa de contar uma história através da música e do movimento.
  • Identificar novos objetos, conceitos e vocábulos relacionados com o mundo da música e do bailado clássicos.
  • Conhecer a obra O Lago dos Cisnes.
  • Pesquisar, organizar e representar informação.
  • Desenvolver a linguagem verbal e não-verbal para exprimir ideias, sentimentos e ações.
  • Contactar com exemplos de música e de bailado clássicos.

 

Desenvolvimento

Exploração de uma história contada em diferentes linguagens e aprofundamento de conhecimentos sobre o bailado.

  • Brainstorming sobre as diferentes formas de arte (questões orientadoras):
    • Podem indicar duas ou três formas de arte diferentes?
    • Que tipo de arte há nas bibliotecas?
    • Como é que se chamam os artistas que criam histórias?
    • Sabem que é possível contar histórias sem usar palavras?

  • Apresentação de desafios que suscitem novas interrogações e conduzam à procura de mais conhecimento através da exploração e experimentação de códigos diferentes:
    • Jogo simbólico – os docentes comunicam com os alunos sem usar palavras (gestos, expressões …) pedindo-lhes que traduzam por palavras o que foi transmitido (fingem chorar, estar zangados, frustrados, felizes, …). A seguir, pedem a uma parte da turma que tente expressar e comunicar sentimentos, ações, uma pequena narrativa … através de gestos, movimentos ou mímica e à outra parte que tente descobrir o que está a ser comunicado.

  • Explicação do bailado enquanto forma de arte em que os bailarinos contam histórias com os seus corpos e movimentos.

  • Leitura e exploração do conto O Lago do Cisnes:
    • Identificação pelos alunos das principais personagens e das suas atividades/ ações;
    • Sistematização dessa informação numa tabela contendo o nome das personagens principais (o jovem príncipe Siegfried; a rainha-mãe; Odete, a rainha dos cisnes; o feiticeiro Rothbart; Odile, a filha do feiticeiro disfarçada de Odete).

  • Visionamento e exploração de excertos do bailado O Lago dos Cisnes, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky:
    • Diálogo sobre a relação dos sons, dos cenários, das cores e dos movimentos dos bailarinos com os acontecimentos que procuram expressar.

  • Pesquisa de informação (texto, imagens, vídeos), em livros informativos e sítios da Internet, sobre bailado (questões orientadoras):
    • O que é o bailado;
    • Vestuário e adereços utilizados pelos bailarinos de ballet clássico;
    • Bailarinos famosos nacionais e estrangeiros;
    • Formação dos bailarinos: estudos e escolas que frequentam;
    • Outras formas de bailado/ dança.

  • Publicação da informação num mural digital.

  • Divulgação do mural nos canais de comunicação da biblioteca escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Enuncia os conhecimentos que já tem sobre o tema e coloca questões.
4. Realiza pesquisas simples, previamente programadas, avaliando as fontes, de acordo com a sua relevância e autoria.
5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema.
8. Ordena e regista a informação, estruturando-a de acordo com uma sequência lógica.
12. Partilha as aprendizagens realizadas, num ambiente tradicional ou em espaços online preparados pelo professor.

Atitudes/ Valores:

3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo

 

Recursos

Observações

Recurso para a conceção e enriquecimento da atividade:
Prima Princessa -Teacher guides for introducing classic ballets for grades preschool to 5th grade

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard