Informação | Pesquisar | Produzir | Educação Pré-Escolar | Ensino não presencial
Diálogo e reflexão sobre as atividades lúdicas que realizam com e sem dispositivos móveis.
 
 
 

Objetivos

  • Sensibilizar para as diversas ciências naturais abordadas de modo articulado, mobilizando aprendizagens de todas as outras áreas.
  • Desenvolver competências básicas de pesquisa.

 

Desenvolvimento

Pesquisa, tratamento e divulgação de informação a partir da leitura de um livro.

  1. Num momento de sessão síncrona das crianças com o educador, o professor bibliotecário procede à leitura mediada do livro Se eu fosse de Richard Zimler, estimulando a participação das crianças, mobilizando conhecimentos prévios sobre as características dos animais e relacionando-as com as suas experiências pessoais.(Em alternativa, o professor bibliotecário pode fazer a gravação prévia do vídeo dessa leitura e disponibilizá-la ao docente titular.)

  2. O educador conversa com as crianças, individualmente ou em grupos mais pequenos, fazendo o levantamento dos seus animais preferidos e das características que os levam a manifestar essa preferência, escolhendo cada uma delas um animal para investigar.

  3. O educador e/ou o professor bibliotecário, apresentam o seguinte desafio às famílias: num momento de trabalho autónomo, estas fazem com as crianças o registo gráfico de “o que já sei” e “o que quero saber” sobre o animal escolhido.

  4. O professor bibliotecário pode disponibilizar livros ou revistas a serem levados pelas famílias, na modalidade de empréstimo domiciliário.

  5. É combinado um período durante o qual, com o apoio das famílias, as crianças exploram os sítios web, livros e revistas fornecidos, estando os docentes disponíveis para responder às necessidades levantadas pelas questões de partida, elencadas no seu registo gráfico.

  6. Num momento de sessão síncrona das crianças com o educador, em pequenos grupos, as crianças partilham os registos gráficos resultantes das suas descobertas e pesquisas. Às famílias, é solicitado o envio de uma foto desse registo para ser partilhada com o grande grupo.

  7. O professor bibliotecário disponibiliza todos os trabalhos, nos canais de comunicação da biblioteca, através de PowerPoint, Padlet, ou outra ferramenta digital. 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Coloca questões acerca de um tema.
2. Segue as indicações dadas para encontrar respostas às questões.
3. Acede a informação útil em livros, revistas e sítios web fornecidos.
4. Recolhe informação a partir de livros, imagens e jornais.
5. Escolhe imagens e palavras; organiza-os e regista-os, de forma apoiada.
8. Representa, gráfica e oralmente, a informação.

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.
8. Tem consciência do seu nível de competências.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard