Bibliotecas > Práticas

ABC Ler... ABC Escrever!

A Escola Básica e Secundária de Arrifana, Santa Maria da Feira desenvolve um programa de promoção da leitura e da escrita, envolvendo alunos e professores do pré-escolar ao ensino secundário.

Partindo de diferentes leituras (leitura de imagens, de textos expositivos e informativos), em diferentes suportes, são criados textos literários e não literários.

Os livros de imagens/álbuns ilustrados, abertos a múltiplas leituras e excelentes estimuladores da imaginação, são ponto de partida para a escrita criativa. Paralelamente, promovem a abordagem de conteúdos curriculares (numa relação com o mundo atual), sendo mote para a pesquisa de informação, tratada e comunicada através da redação de textos expositivos (formato infográfico), de páginas de diário, de registos gráficos ou de textos dos media (notícia, entrevista, publicidade...).

Esta prática foi distinguida com o prémio Fazer em rede - Boas Práticas (2021-2022) e foi apresentada no Webinar A escrita e a leitura ao serviço das aprendizagens (RBE/ PNPSE).

 

Questão de partida
Apesar de diferentes medidas implementadas no agrupamento, no âmbito do seu Plano de Promoção do Sucesso Escolar, a escrita continua a ser um domínio em que os alunos revelam mais dificuldades, associadas a dificuldades na leitura informativa, verificando-se um agravamento ao longo do percurso escolar.


Objetivos
1. Desenvolver aptidões ao nível da expressão escrita, dentro de um contexto significativo, aperfeiçoando a construção textual (como instrumento de comunicação e como objeto estético) e estimulando a criatividade e a imaginação;
2. Promover o desenvolvimento da literacia da leitura, da informação e dos media, de forma articulada com a escrita.


Destinatários
Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário (profissional)
 
Data de início
2020

Parcerias
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira - apoio financeiro para aquisição de álbuns ilustrados;
Rosto Solidário ( Serviço Voluntário Europeu) - apoio logístico na disponibilização das obras a todas as escolas do Agrupamento de Escolas e apoio na área das tecnologias da informação e comunicação,  no design gráfico dos textos literários criados e na produção de recursos educativos digitais (posters, vídeos...).
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard