Operação 7 Dias com os Media 2020

Operação 7 Dias com os Media 2020

Objetivo 
Refletir e discutir os usos e o impacto dos media e das redes sociais na vida individual e coletiva.

Descrição
Trata-se de uma iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), que a RBE integra. Escolas, bibliotecas, universidades, instituições da sociedade civil e cidadãos em geral são convidados a promover atividades que suscitem a atenção e discussão em torno dos media e das redes sociais. Ocorre anualmente em  maio, na semana do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, mas pode ser  promovida em data mais conveniente para a entidade organizadora.

Destinatários Professores e alunos de todos os níveis de ensino. Famílias e cidadãos em geral

Parceiros Comissão Nacional da Unesco (CNU), Conselho Nacional da Educação (CNE), Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS), Direção-Geral da Educação (DGE), Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT),  Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027),  Rádio e Televisão de Portugal (RTP) 

Data de início 2012-2013


Atualização

Uma música própria criada pela Rádio ZigZag, vozes inspiradoras de diversos quadrantes, desafios para incentivar a participação de todos são algumas novidades da 8.ª edição dos 7 Dias com os Media. Marcada como sempre para a semana de 3 a 9 de maio, em 2020 será uma edição sem sair de casa, devido ao contexto gerado pela pandemia COVID-19.

Desta vez, o GILM lança também alguns Desafios para estimular a participação de famílias, professores, alunos, amigos, vizinhos e da comunidade em geral.

Desinformação, fake news e cibersegurança são os temas que, pela sua atualidade e relevância, se impõem como tónica desta edição. No entanto, como em anos anteriores, continua a ser possível a abordagem de outras temáticas, desde que relacionadas com os objetivos da iniciativa, e a partilha dos respetivos materiais e atividades. Nos formatos e suportes que os participantes escolherem (desenho, fotografia, cartaz, notícia, vídeo, podcast…)!

Quem quiser participar deverá fazer o registo da(s) atividade(s) e partilhar os resultados da(s) mesma(s) através do 7diasmedia@gmail.com. É possível seguir a iniciativa nas suas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube)!

Contamos com a participação das Bibliotecas Escolares, desta vez incentivando atividades que podem ser realizadas de forma lúdica e sem sair de casa!

A iniciativa 7 Dias com os Media sem Sair de Casa tem uma apresentação animada:

Ler mais

Esta operação, promovida anualmente pelo GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática), pretende incentivar o pensamento crítico e a educação para os media através de atividades a registar e partilhar em http://www.7diascomosmedia.pt/

A Rádio ZigZag, o Público, o Público na Escola, a Antena 1 e a Estrelas & Ouriços (editora do suplemento “Expressinho”) são media partners da iniciativa. O Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos, de Lisboa, tornou possível que a música que anima esta edição e as vozes que a apoiam estejam ao alcance de todos, traduzindo-as em língua gestual portuguesa. O MILObs (Observatório Média, Informação e Literacia), com o qual o GILM mantém uma estreita parceria, faculta recursos e sugestões de mais atividades!

 


Veja também:
Informações [PDF]
Informações
NOTÍCIAS