Cientificamente Provável

Cientificamente Provável

Este programa é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. 

No início deste ano letivo, 2019-20, esta iniciativa foi, de novo, ativada junto das unidades de investigação e bibliotecas do ensino superior. As bibliotecas escolares interessadas em integrar ou renovar a participação no programa deverão consultar, neste portal, a lista das entidades do ensino superior e escolher aquelas com quem pretendam estabelecer parcerias. 

Estas parcerias serão desenvolvidas nos moldes que melhor se adequarem às entidades envolvidas, com total autonomia, podendo incluir as mais diversas atividades, em qualquer área do conhecimento. As bibliotecas escolares deverão elaborar, em articulação com os respetivos parceiros, o seu plano de ação. Seguidamente decorrerá um período durante o qual as bibliotecas escolares deverão registar essas parcerias no formulário próprio, no sistema de informação.

Acreditamos que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses. 


Veja também:
Protocolo [PDF]
Protocolo
NOTÍCIAS